Quantos clientes você pretende ter daqui a três meses? E em seis meses? Um ano? Parece difícil, alguns talvez diriam impossível, dar qualquer previsão como resposta. Mas a verdade é que você não pode prever, mas pode trabalhar a fidelização de clientes e o bom relacionamento com eles para garantir uma margem aceitável e rentável.
Quer saber por que a fidelização e o relacionamento com o cliente são importantes para sua empresa? Continue lendo o artigo e descubra a resposta!
A valorização aumenta a fidelização de clientes
Todo mundo gosta de se sentir importante e valorizado e seus clientes não são diferentes. Você precisa deixar claro que cada cliente é único e que você está atento à seus gostos e necessidades.
Que tal manter um cadastro atualizado de seus clientes e sempre entrar em contato quando uma novidade ou promoção estiverem disponíveis em sua loja?
Outra dica é ficar atento ao perfil do seu cliente e antecipar dúvidas ou dificuldades que ele possa ter, entrando em contato antes que ele busque sua ajuda.
Um cliente que você já conhece é muito mais fácil de ser agradado do que um novo, sobre o qual não tem nenhuma informação — e com certeza custa muito menos.
A boa comunicação é fundamental
Seus clientes precisam sentir que você deseja ouvi-los. Mas como ele farão isso se não conseguem nem mesmo entrar em contato com sua empresa?
Fique atento aos meios de comunicação mais adequados para seu tipo de cliente (e-mail, redes sociais, telefone, etc.) e sempre esteja disposto a não apenas escutar, mas a resolver.
Acostume-se a solicitar e atender feedbacks de seus clientes, seja sobre um produto, serviço ou atendimento oferecidos. Isso fortalece a confiança em sua empresa e aumenta o sentimento de lealdade a ela.
A empatia melhora o atendimento
A empatia é uma das características mais desafiadoras, mas certamente uma das mais importantes no atendimento e relacionamento com seus clientes.
Você precisa entender o que eles pensam e sentem, precisa se colocar no lugar deles e tratá-los como você gostaria de ser tratado.
Seu atendimento, assim como seu produto ou serviço, deve ser focado para resolver um problema do consumidor. Isso faz grande diferença para fidelizar um cliente.
O CRM pode ajudar
O relacionamento com o cliente precisa de cuidados, pois é um elemento influenciador na fidelização e, para isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia.
Há inúmeros sistemas focados em CRM (Customer Relationship Management) que permitem automatizar processos do atendimento, ter os dados sobre os clientes mais facilmente acessíveis e prestar, assim, um atendimento mais rápido e personalizado.
O uso destas ferramentas auxiliam na análise e gestão dos dados para que você possa fornecer um atendimento adequado e confiável.
Por fim, entenda que sem um bom atendimento e a devida importância ao relacionamento com o cliente, dificilmente sua empresa terá algum sucesso.
Saiba ouvir seu cliente, valorize-o de forma individual e planeje o curso da empresa tendo ele como foco. Dessa forma, você conseguirá aumentar a taxa de fidelização da sua empresa e, consequentemente, sua rentabilidade.
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