Você precisa divulgar promoção da sua loja, mas não sabe por onde começar? Trata-se de um problema muito comum entre os varejistas, principalmente quando há mercadorias estocadas e é preciso estimular o giro de produto para não ter prejuízos financeiros.
Com isso, surge o desafio de incentivar os clientes a comprarem mais, bem como escolher os canais de comunicação mais eficientes para promover o negócio. Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas de como divulgar promoção da sua loja. Acompanhe a seguir!
1. Faça um planejamento
O primeiro passo é fazer um planejamento da ação. Para tanto, pense em situações como essas para traçar seus objetivos: existe muito estoque que não sai de jeito nenhum ou tem uma data comemorativa se aproximando?
De acordo com cada objetivo, você desenvolverá uma determinada ação. Por exemplo, uma loja de roupas precisa acabar com os estoques de coleções passadas ou na mudança de estações.
Nesse caso, diminuir os preços é uma boa estratégia para vender os produtos. Não esqueça de avaliar as porcentagens de desconto, e lembre-se de que toda promoção deve ter um prazo.
2. Conheça o seu cliente
O mais importante ao formular uma estratégia de divulgação de promoções é conhecer o público-alvo. Isso permite a elaboração de estratégias mais eficientes, ao ajudar na escolha do melhor tipo de promoção e canal de comunicação.
Por exemplo, se a maioria dos seus clientes utiliza as redes sociais ou Google para buscar informações, a sua empresa precisa ter um perfil no Facebook ou Instagram, um site ou fazer parte de um marketplace.
Então, descubra quem são eles. Se você já tem um perfil na internet, pode utilizar as mídias sociais para obter informações sobre os seus clientes —hábitos e formas de produtos, tipos de mercadorias que estão buscando e como preferem ser notificados sobre promoções, por exemplo.
3. Esteja atento às datas especiais
O calendário do varejo é voltado às datas comemorativas, porém, você tem, geralmente, cerca de 365 oportunidades para vender mais. Geralmente as empresas focam no Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal ou Ano Novo para venderem.
Mas que tal inovar e aproveitar as datas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio? Portanto, se você vende produtos de papelaria, pode aproveitar o início do ano para faturar mais.
Aproveite também para realizar promoções de férias, para o Dia do Consumidor, aniversário da empresa e até da cidade onde o seu negócio físico está localizado.
4. Escolha o tipo de promoção
É fundamental saber como utilizar adequadamente cada tipo de promoção. São três as principais formas de divulgar:
- progressiva: quanto mais o cliente compra, mais desconto ele terá;
- cupom de desconto: são feitos por parcerias estratégicas que oferecem cupons direcionados para a sua empresa;
- descontos tradicionais: geralmente são feitos para lançamentos de novos produtos ou para estimular o giro de mercadorias paradas.
A persuasão é uma arma muito poderosa na hora de encantar e atrair a atenção do cliente. Ao colocar em prática essas promoções, invista no anúncio. Para tanto, utilize frases como “promoção imperdível: descontos de até X% nas suas compras” ou “a cada produto, ganhe X% de desconto na compra”.
5. Divulgue a sua promoção
Na era digital, utilize a web para promover o seu negócio. Você pode investir em campanhas de e-mail marketing e usar as redes sociais, pois são uma opção de marketing de baixo custo, que permite interação e divulgação.
Com um pequeno investimento em links patrocinados e campanhas ads, você garante que os seus seguidores saibam da sua promoção. Potencialize a sua divulgação por meio do uso de hashtags e landing pages para o seu site.
Nos casos de lojas físicas, não se esqueça de investir em visual merchandising, capriche nas vitrines, prateleiras e outras mídias tradicionais.
Perceba então que sem divulgar promoção não é possível ter sucesso com essa estratégia. Por isso, aproveite as nossas dicas, diferencie-se dos seus concorrentes e crie mais oportunidades de vendas para o seu negócio.
Para melhorar ainda mais as suas estratégias de divulgação, entenda quais fatores interferem na decisão de compra do consumidor!