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Você sabe do que se trata o conceito de desenho organizacional? Sabe-se que ele pode ajudar na gestão de pessoas, organizar os processos e ainda aumentar a produtividade de seu negócio, fazendo com que ele obtenha resultados mais satisfatórios.

No entanto, quais soluções ele pode trazer em termos de Digital and Data Analytics? Como utilizá-lo para otimizar essa estratégia? Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas valiosas para que você possa aproveitá-lo. Leia até o fim para saber mais!

O que é desenho organizacional?

Em linhas gerais, desenho ou design organizacional é um método sequencial usado para identificar e organizar processos. Ele tem como principal objetivo alinhá-los à estratégia e à estrutura de uma empresa. Com ele, é possível economizar tempo, gerar engajamento nos funcionários e alcançar a eficiência com maior facilidade. 

Como reflete na forma a partir da qual o trabalho é organizado, ele também interfere nos seguintes aspectos: 

  • a maneira dos trabalhadores se coordenarem para executar as tarefas diárias;
  • os conhecimentos gerados e compartilhados nesse ambiente;
  • a relação entre competição e colaboração na perseguição das metas pelos diferentes setores;
  • os contornos que guiam a elaboração de um valor e sua inserção sistêmica;
  • a capacidade de manter uma estrutura viva, que seja sólida mas também comporte eventuais modificações.

Como ele se aplica no Digital and Data Analytics? 

A partir do momento em que você utiliza de indicadores e/ou métricas na estruturação de seu negócio, é fundamental pensar em uma forma de organizá-los a fim de promover a melhor utilização desses dados e análises. 

Se você pretende, por exemplo, implementar um atendimento omnichannel, será imprescindível fazer um monitoramento preciso de todos os canais disponibilizados. De nada adianta, nesse contexto, contabilizar uma média de 40 interações mensais no Facebook ou algo do gênero. Além disso, é preciso contextualizar, integrar e, principalmente, organizar esse tipo de informação, de modo que ela tenha aplicabilidade. Para que isso de fato aconteça, siga as seguintes dicas:

1. Incorpore boas práticas de BI

Use o BI (Business Intelligence) a seu favor e tente extrair o máximo visando à performance. Vincule o planejamento de gastos ao controle de estoque, viabilize uma comunicação interna eficiente e assim por diante.

2. Faça um mapeamento dos processos

Tenha claro quais equipes lidam com quais processos, a hierarquia entre eles, os prazos de execução e de entrega e os dados necessários para executá-los. O mapa deve funcionar como um guia para as tomadas de decisão.

3. Instigue o papel das lideranças 

Os líderes não só devem gerir e avaliar suas equipes, mas incentivá-las a aprimorar cada atividade realizada para que o empreendimento obtenha o sucesso almejado e saiba extrair pontos relevantes de cada análise. 

4. Pense na contribuição comercial

O uso do Digital and Data Analytics precisa ser voltado às vendas logo em sua implementação. Sendo assim, haverá uma facilidade em direcioná-los para os negócios e captar mais clientes.

Enfim, o desenho organizacional tem muito a contribuir com a sua empresa em diferentes âmbitos. Por isso, prepare-se para utilizá-lo em diferentes áreas. Aliá-lo a uma estratégia de Digital and Data Analytics pode ser a estratégia ideal para ampliar sua visão dos negócios e ainda reduzir seus custos operacionais.

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ACP

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