Skip to main content

A prospecção ativa e passiva de clientes é a primeira fase do processo de vendas. Nessa etapa, buscamos potenciais compradores para as soluções que a empresa oferece. 

Porém, não queremos apenas encontrar possíveis consumidores, e sim, pessoas dispostas a aproveitar todas as qualidades do produto. Queremos que elas se apaixonem tanto por eles a ponto de se tornarem embaixadoras da marca. 

Logo, prospectar não é fazer milhares de ligações e disparos de e-mail aleatoriamente. Precisamos de planejamento, fluxos de cadência e abordagens eficientes. 

 

Como funciona a prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é utilizada, principalmente, em processos de venda complexos, onde o consumidor precisa tomar várias decisões. 

Na compra de um apartamento, por exemplo, o investidor deve decidir o bairro, o tamanho do imóvel, o andar, a posição solar, os acabamentos, entre outros fatores. Não é à toa que essa jornada de compra pode levar alguns meses. 

No varejo, porém, a negociação é muito mais rápida, pois o consumidor toma poucas decisões. Nesse caso, a jornada pode durar poucas horas ou mesmo minutos. 

Vendas complexas envolvem contratos longos, transações de alto risco e a possibilidade de novos negócios. Por isso, a prospecção é uma grande aliada: ela constrói relacionamento. 

 

Fazem parte da prospecção de clientes:

  • Ligações e cold calls bem direcionadas
  • Envio de e-mails personalizados no início e após reuniões importantes
  • Manter follow-ups em dia

 

O que é prospecção ativa e passiva?

Você pode contatar seu cliente de várias formas: mídias sociais, anúncios, ligações, e-mails, eventos… A escolha entre uma abordagem ou outra depende da estratégia adotada e dos objetivos que foram definidos. 

Mas, o que diferencia a prospecção ativa e passiva?

Enquanto na prospecção ativa, você entra em contato direto com o potencial consumidor, na prospecção passiva são criadas ações para despertar o interesse do lead

Muitas vezes, a prospecção ativa é chamada de outbound marketing, e a prospecção ativa de inbound marketing. Isso é um engano, pois ações de outbound, como os links patrocinados, são categorizadas como passivas. 

As duas são importantes para seu negócio e precisam de monitoramento constante. Definindo as métricas ideais, você poderá acompanhar a evolução de cada abordagem, propondo melhorias. 

Contudo, uma estratégia eficiente elege uma dessas abordagens como ponto focal. Assim, fica mais fácil controlar processos e coletar dados consistentes. 

 

Aqui estão alguns exemplos de prospecção ativa e passiva:

 

Prospecção ativa:

  • Cold calls
  • Recuperar clientes inativos
  • Prospecção na carteira por meio de ligações ou e-mails
  • Porta em porta
  • Rádio
  • Televisão
  • Mídia impressa
  • Outdoors

 

Prospecção passiva:

  • Conteúdos no blog
  • Links patrocinados
  • Estratégia de SEO 
  • Campanhas de seeding
  • Marketing de influência

 

Quais são as melhores estratégias de prospecção?

Muitos gestores e vendedores se perguntam: “qual é a melhor estratégia de prospecção de clientes?

Bem, sentimos em lhe dizer, mas não há fórmula pronta

Como cada negócio possui perfis de consumidor e mercados de atuação diferentes, um plano de prospecção genérico é pouco eficiente.

Portanto, conheça seu público-alvo e estude o mercado. Analise a sua própria base de dados para obter insights. Também é importante criar fluxos de cadência, qualificar os leads e pontuar as principais objeções.

 

Definindo o público-alvo

Você pode definir o perfil ideal de consumidor realizando ou contratando pesquisas, entrevistas e questionários.

Pode, ainda, analisar os dados do CRM, identificando padrões de comportamento e de consumo. 

Feito isso, personalize a linguagem, os processos de venda e maneira como seu produto será apresentado para que os compradores se sintam atraídos. 

 

Planejamento com dados

Dados ajudam a entender o contexto e a estabelecer metas e rotinas. 

Analisando as informações do CRM, você poderá distinguir os melhores horários e dias da semana para entrar em contato, por exemplo. 

Outra dica é dividir a meta mensal ao longo do mês, determinando metas semanais. 

 

Fluxos de cadência

Follow-ups (acompanhamentos) são fundamentais para a evolução do relacionamento. 

O primeiro passo é definir como os leads serão distribuídos na equipe de vendas. Depois, crie um fluxo de cadência, que irá nutrir o prospect com conteúdos relevantes sobre o produto e a marca. 

 

Matriz de qualificação e de objeções 

Controlar as vendas é, também, entender quais são os pontes fortes e fracos do seu produto. É compreender quais contextos favorecem a negociação. 

Em uma matriz de qualificação, filtramos os leads de acordo com seu potencial de compra. Você pode criar uma pontuação, onde quanto menor o número, menor a probabilidade de bons negócios. Se preferir, “temperaturas” que variam entre frio, morno, quente e muito quente também facilitam o reconhecimento de potenciais clientes durante a prospecção.

Já a matriz de objeção contém todas as contestações e recusas que precisam ser administradas para não perder a venda.

 

Vantagens e desvantagens da prospecção ativa e passiva

Como dissemos, a prospecção ativa e passiva caminham lado a lado. Ambas oferecem vantagens e representam custos para a empresa. 

A prospecção ativa é a forma mais tradicional de vendas. Na maioria dos casos, o prospect não esperava ser abordado. Por esse motivo, ela é considerada invasiva e difícil de escalar. 

Se quisermos dobrar o número de entradas numa prospecção ativa, teremos que dobrar o número de profissionais envolvidos. Ou seja, teremos mais custos. 

A melhor maneira de contornar essa situação é trabalhando uma abordagem consultiva, e utilizar um sistema de pré-vendas para avaliar a eficácia do seu plano de ação.

 

Os pontos positivos da prospecção ativa, seriam:

  • Rápido retorno do investimento;
  • Maior controle da boca do funil de vendas.

 

Na prospecção passiva, a abordagem é menos intrusiva. Você joga “iscas” e o consumidor interessado será fisgado por elas. 

A escalabilidade é melhor porque, se você quer dobrar suas vendas, não necessariamente terá que duplicar seus investimentos.

Por outro lado, o retorno sobre o investimento é mais demorado, e o controle da boca do funil de vendas é menor. 

Qual estratégia de prospecção você prefere? 

ACP

ACP

Close Menu