A falta de dinheiro em caixa é um desafio frequente para pequenas e médias empresas. Os prazos das vendas tendem a ser maiores que os negociados com fornecedores, principalmente quando a economia está em baixa. Para evitar problemas, cada vez mais empresários têm recorrido à antecipação de recebíveis.
Buscar injeção de capital pode ser a única opção por diversos fatores: inadimplência alta, sazonalidade do negócio, má gestão financeira, entre outros. Diante dos empréstimos custosos encontrados no mercado, conhecer uma forma mais barata e prática de obter dinheiro faz a diferença.
Este post apresenta uma solução eficiente para problemas com capital de giro. Se o seu negócio tem enfrentado adversidades nesse aspecto, siga conosco!
Como funciona a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é a troca de compromissos de venda a prazo por dinheiro à vista. Por exemplo, a sua empresa tem uma venda efetuada à prazo com parcelas mensais. Para o negócio seguir, é necessário comprar mais mercadorias neste momento. Você procura uma empresa que faça antecipações e ela compra o direito de recebimento por um valor menor que a soma das parcelas. É semelhante a uma venda à vista com desconto.
A empresa que faz esse tipo de operação pode ser uma securitizadora, fintech, factoring ou FIDC. O valor menor pago por ela é como uma cobrança de juros por um empréstimo. Intuitivamente, quanto maior o prazo dos direitos negociados, menor o dinheiro pago à vista.
Quando devo usar?
Problemas em capital de giro podem ser solucionados facilmente com a antecipação de recebíveis. Ela funciona como uma ponte entre prazos de recebimento e de pagamentos que estão descasados.
Apesar de se encaixar tão bem nesse caso, essa solução também pode ser útil em outras situações. De maneira geral, toda empresa que possui pagamentos a receber e precisa de injeção de capital pode utilizar a antecipação de recebíveis.
É possível aproveitar uma oportunidade que demanda investimento imediato fazendo essa operação, por exemplo.
Quais os benefícios?
As vantagens sobre os empréstimos tradicionais são bastante claras. A antecipação de recebíveis pode ser obtida com mais praticidade e muito menos burocracia. Além disso, as taxas pagas costumam ser menores do que aos empréstimos.
Essas vantagens aparecem porque o crédito obtido já é pago durante a operação. Lembre-se que é uma venda de direitos de recebimento. Assim sendo, é possível realizá-la mesmo estando negativado.
Um comerciante que conhece essa ferramenta pode ainda aumentar suas vendas. Isso porque ele consegue oferecer melhores prazos de pagamento, ajudando a fechar negócio. Uma parte das vendas a prazo é então antecipada para manter o fluxo de caixa em dia.
Contudo, é importante ter cuidado com essa solução. O seu uso constante pode ser sinal de um setor financeiro mal organizado. Nesse caso, utilizá-lo não é sustentável e deve-se consertar o problema.
Após conhecer a antecipação de recebíveis, fica clara a sua superioridade sobre os empréstimos. O empresário que está sem dinheiro em caixa deve buscar uma empresa de confiança e usufruir dessa solução.
Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar sempre atualizado e receber dicas para gestão de micro e pequenas empresas? Então curta nossa página no Facebook!