Com o score de crédito é possível avaliar o poder de compra e de pagamento de um cliente. Essa análise é imprescindível para a estratégia de crédito, uma vez que diminui as chances de inadimplência. Você sabe como consultar score? 

 

O que é score?

O score é uma pontuação de crédito. Quanto maior a pontuação, menor é o risco do cliente se tornar inadimplente. O cálculo tem como base informações públicas coletadas por bureaus, que analisam o comportamento de compra e pagamento de pessoas físicas e jurídicas. Em outras palavras, este índice ajuda a definir a viabilidade de uma negociação

 

Para que serve o score?

Consultar score é uma prática que já faz parte do cotidiano de muitas empresas. A consulta é realizada sempre que elas precisam realizar vendas à prazo, emitir cartões de crédito, conceder empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Com o apoio dessa ferramenta, a concessão de crédito se torna muito mais segura.  

Não importa qual é o porte ou o segmento da sua empresa. Se você ainda não consulta o score de seus clientes, pode estar colocando seu negócio em risco. 

 

O que é avaliado na análise?

O score é calculado com base no grupo de risco e no histórico de registros comerciais. Entre os dados coletados pela Boa Vista, temos:

  • Histórico e tendência a inadimplência;
  • Protestos judiciais;
  • Emissão de cheques sem fundo;
  • Ações de busca e apreensão;
  • Participação em falência ou recuperação judicial de empresas. 

 

Como consultar score? 

No site da Boa Vista você pode consultar o seu próprio score de graça. Porém, essa função está ativa apenas para pessoas físicas. Caso queira consultar a pontuação de crédito de seus clientes, terá que pagar um valor por cada consulta. Também é possível realizar consultas por lote, isto é, mais de uma por vez. 

Aqui no Paraná, a ACP é a única empresa que tem acesso aos dados da Boa Vista, um dos maiores bureaus de crédito do Brasil. Com o nosso apoio, você consulta o score de pessoas físicas e jurídicas de todo o país. 

 

 

Descobri a pontuação do meu cliente, e agora?

Se o seu cliente tiver uma boa pontuação é só partir para o abraço. Lembre-se de estabelecer uma política de cobrança para evitar futuras dores de cabeça. Mesmo que o consumidor apresente um ótimo score hoje, ele pode apresentar dificuldades de pagamento amanhã. 

Agora, se o seu cliente apresenta uma pontuação média ou baixa, então você precisa decidir se concede ou não o crédito. Essa escolha não é fácil. A equipe comercial pode se mostrar propensa a fechar acordos, mas o financeiro pode apresentar certa resistência. 

O ideal é alinhar com ambas as equipe quais são os critérios de risco, definindo indicadores complementares. Uma ideia é estabelecer políticas de crédito moderadas com políticas de cobrança um pouco mais rígidas nestes casos. Ou seja, você pode até conceder o crédito, mas terá condições específicas (e vantajosas) para que isso aconteça. 

 

Orientando a clientela

Outro caminho é mostrar ao cliente como ele pode melhorar o score. Essa atitude faz com que o consumidor entenda a importância da ferramenta e cuide mais da sua pontuação. 

A melhor maneira de ter um score de crédito alto é mantendo as contas sempre em dia. Alguns clientes pagam todas as suas dívidas, mas sempre com atraso. Isso não é legal. Além de indicar um futuro desequilíbrio financeiro, também mostra falta de comprometimento com os acordos assumidos. Para os bureaus de crédito, esse comportamento impacta negativamente na pontuação. 

 


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