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Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma experiência de compra positiva e personalizada para o cliente pode ser o diferencial para um negócio. Você sabia que é possível fazer isso por meio da comunicação no PDV?

Pois é nesse ambiente que a maioria das decisões de compra são feitas. Dessa forma, a comunicação no ponto de venda torna-se um fator decisivo para estimular o consumo de produtos e marcas, o que, consequentemente, aumenta as vendas de um negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando a leitura e entenda por que a comunicação no PDV é importante para o setor varejista e como ela pode gerar uma boa experiência para o seu cliente. Vamos lá!

O que é experiência de compra no PDV?

A experiência de compra está relacionada a todas as estratégias de marketing no varejo que coloca o consumidor no centro das atenções. Ou seja, toda jornada de compra do cliente deve ser transformada em uma experiência personalizada, memorável e inesquecível.

Isso é essencial, pois os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes em relação ao que vão comprar. Assim, as empresas que oferecem um diferencial tendem a capturar a atenção deles e a estimulá-los a comprar os seus produtos

O estímulo no PDV começa pela sua fachada, pode estender-se até o estacionamento, chegar ao interior de uma loja, passar pelo atendimento e ir até o atendimento pós-compra. Com isso, observamos que a experiência de compra está relacionada com todas as formas de contato do cliente com a empresa.

Portanto, para criar uma boa percepção sobre a experiência do cliente no seu processo de compra no ponto de venda, o varejista deve estar atento às estratégias de marketing relacionadas à localização do PDV, ao layout e à exposição do produto.

Ademais, deve também pensar estrategicamente na divulgação externa do negócio, como as fachadas e vitrines, divulgação interna por meio de materiais de PDV, iluminação, cores, texturas ou aromas, demonstrações de produtos e interação do colaborador com os clientes.

Por que ela é importante para as empresas?

Para entender a importância da comunicação no PDV na criação de uma experiência de compra, confira as principais vantagens de investir nessa estratégia.

Menor custo nos investimentos de marketing

As pessoas gostam de compartilhar as experiências boas que vivenciam. Assim, se o cliente saiu satisfeito de sua loja por meio de um bom atendimento, pela atenção ou simpatia dos vendedores, ele vai compartilhar essa experiência com os amigos.

Com isso, mais pessoas se sentirão atraídas para conhecer a sua marca, o que reduz os custos com marketing.

Redução da taxa de churn de clientes

Se o cliente teve uma experiência significativa, além de indicar o seu negócio, ele também voltará a comprar de você, pois toda vez que ele precisar de algo que o seu negócio oferece, ele se lembrará do seu atendimento.

Portanto, uma boa experiência reduz a quantidade de pessoas que abandonarão o seu negócio.

Criação de empatia com os seus clientes

O processo de vendas tem vários estágios e se sua empresa oferece aquilo que o cliente precisa no momento certo, cria uma relação de confiança, que afeta a empatia por sua empresa. Por exemplo, solucionar as dúvidas dos clientes antes de uma compra ajuda nessa questão.

Valorização da imagem da empresa

Quando a experiência de compra é bem trabalhada, gera experiências inesquecíveis. Com isso, criam-se novas oportunidades para o negócio se destacar em meio a concorrência e valoriza a imagem da marca no mercado.

Para que tudo isso seja possível, organize o PDV para torná-lo atraente e sugestivo ao consumo por meio da exposição estratégica dos produtos. Tenha cuidado com o uso das cores na decoração, pois ela interfere no modo como o consumidor enxerga o seu negócio.

Preste atenção no esquema visual da vitrine e da fachada porque eles são o convite para o cliente entrar na sua loja. Principalmente, entenda o seu público-alvo. Ou seja, conheça seu comportamento de compra, estilo de vida e características demográficas e socioeconômicas.

Viu como a comunicação no PDV é essencial para o seu negócio? Que tal começar a investir nela começando pelo layout do seu estabelecimento? Confira como planejar um layout ideal para a sua loja.

ACP

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