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Entender o consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio. Saber quais são os seus desejos, o que ele está buscando no momento, entre outras variáveis, o ajudará a decidir como e quando oferecer seus produtos e serviços na hora certa.

Uma forma muito prática de fazer isso é usando uma ferramenta chamada heatmap. Continue a leitura do nosso post e saiba mais sobre o assunto!

O que é heatmap?

Também chamado de mapa de calor, o heatmap tem como principal objetivo mapear o comportamento do consumidor e, assim, ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio. Ele pode ser usado tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

A ferramenta consegue mapear diversas variáveis, como o comportamento de acordo com o visual da loja, o tráfego em corredores, as zonas mortas dentro do estabelecimento, entre outras.

Por meio dele, você tem como descobrir em quais áreas do local o consumidor passa mais tempo e em quais áreas ele quase nunca vai quais corredores são mais visitados e quais costumam ficar parados. Por meio de cores em um vídeo, você pode identificar quais são esses locais de forma muito rápida e prática.

Quais os benefícios dessa tecnologia?

Você quer bons motivos para começar a utilizar o heatmap hoje mesmo? Então veja abaixo os principais benefícios que essa ferramenta pode oferecer!

Permite testes A/B

O teste A/B é uma estratégia utilizada por muitas empresas na qual você oferece duas opções para o consumidor: uma tem o nome de opção A, e a outra, de opção B. A partir daí, fica mais fácil saber de qual opção as pessoas gostam mais e, assim, oferecê-las a melhor, aumentando as taxas de vendas do negócio.

Você pode fazer esse teste usando o heatmap. Basta, por exemplo, posicionar produtos de uma forma diferente e ver o resultado utilizando o mapa. É possível identificar que um determinado item vendeu mais quando estava em determinada prateleira ou corredor da loja, sendo, então, um bom lugar para deixá-lo.

Melhora a estratégia de venda

Usando o heatmap, fica muito mais fácil compreender os consumidores que entram em seu estabelecimento. Isso, certamente, refletirá na sua estratégia de vendas e poderá ser necessária a sua modificação completa. O mapa consegue oferecer resultados que podem transformar todo o seu negócio.

Digamos que você tenha uma seção de produtos naturais e outra com produtos industrializados. Você pode notar, por exemplo, que os clientes circulam mais pelo corredor dos itens naturais e, consequentemente, as vendas deles costumam ser maiores.

Com o mapa, fica mais fácil identificar esse comportamento, e você poderá expandir o seu negócio de acordo com esses resultados, focando mais em produtos mais atrativos ao público.

Melhora o controle do estoque

Os consumidores andam muito por um determinado setor da loja? Vale a pena dar uma olhada nele todos os dias para identificar com que rapidez os produtos desse local acabam. Pode ser necessário repor as prateleiras diariamente e, assim, ter um maior controle de estoque sobre esses itens.

Aperfeiçoa o atendimento

Você consegue atender melhor um cliente que conhece melhor. Sabendo um pouco mais sobre o que o agrada, fica mais fácil prestar um atendimento personalizado.

É possível saber, por exemplo, o estilo dele caso você tenha uma loja de roupas. Ele anda mais pelo setor de vestimentas esportivas? O mais provável, então, é que ele se preocupe muito com a saúde e com a qualidade de vida.

Por que o heatmap pode ser interessante para o seu negócio?

Depois de listar todos os benefícios dessa ferramenta, não é difícil entender como o heatmap pode ajudar consideravelmente no sucesso do seu empreendimento.

Ele consegue oferecer um dos maiores diferenciais que o seu negócio pode ter: melhora no atendimento esse é um dos pontos fundamentais para qualquer negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue a visita ao blog e descubra por que o bom atendimento é tão importante para a fidelização do cliente! Não perca!

ACP

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