Muitas empresas utilizam a pontuação de crédito para avaliar o risco de uma negociação. Quando o cliente possui um score bom, o risco de inadimplência é menor, facilitando o acesso ao crédito. Mas, quando a pontuação é baixa, esse cliente terá dificuldades para realizar empréstimos e financiamentos, por exemplo.
O score é uma informação é importante porque, a partir dela, o lojista determinará quanto crédito ele irá oferecer. As opções de pagamento e as taxas de juros também são influenciadas por esse número.
O motivo é óbvio: nenhuma empresa quer perder dinheiro fechando negócio com um mau pagador.
Embora essa análise faça parte do dia a dia empresarial, os consumidores pouco sabem sobre esse assunto. Por isso, listamos, a seguir, dicas para você conquistar e manter um score bom.
O que é score de crédito?
O score utiliza dados estatísticos para indicar a probabilidade de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas nos próximos 12 meses. Ele é apresentado como uma pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo que, quanto maior o valor, maior a probabilidade de o consumidor manter o crédito em dia.
O score é definido a partir de:
- Dados cadastrais;
- Restrições atuais ou antigas;
- Quantidade de consultas em um CPF ou CNPJ;
- Local de residência;
- Entre outros fatores.
Para aos consumidores, manter um score bom traz inúmeros benefícios. Entre ele, temos uma avaliação segura na quantidade de parcelas, taxas de juros menores e prazos maiores.
Quais fatores influenciam concessão de crédito?
Agora que já vimos quais fatores influenciam o score, vamos pontuar quais fatores influenciam a concessão de crédito. São eles:
CEP
O CEP é o código de endereçamento postal, utilizando por empresas, como os correios, para entregar documentos, cartas, produtos, entre outros. Ele também é uma forma de análise de crédito, pois é possível retirar informações sobre a legalidade da posse do terreno onde o requerente mora, aumentando assim a segurança em fazer a concessão do empréstimo.
Telefone e contato
O telefone e o contato garantem que o consumidor pode ser contatado de maneira rápida e segura. Isso traz mais segurança para as transações, já que o cliente se mostra disponível para conversar com a empresa, caso necessário.
Participação em empresas e informações restritivas
É fundamental que, durante a análise do score de crédito, sejam avaliadas questões relativas à participação do requerente em empresas, além de informações restritivas. Essa avaliação diminui o risco durante a operação e a necessidade de realizar futuras cobranças.
Histórico de consultas anteriores
Outra forma de avaliar o cliente, antes da concessão do crédito, se dá por meio do feedback do histórico e de suas consultas anteriores. Isso serve para classificar o registro de pontuação, se houve melhora ou piora, assim como os motivos alegados para a requisição do crédito.
Como posso garantir um score bom?
Não existe receita pronta para obter um score bom. Mas, como ele é formado por informações cadastrais e comportamentais, você pode adotar as seguintes medidas:
- mantenha suas contas em dia, evitando pagar após o vencimento;
- não solicite créditos a todo instante, pois gera consultas por parte da instituição concessora e para o mercado isso não é um bom sinal. Antes disso, pesquise, obtenha informações e verifique se realmente as condições agradam;
- mantenha seus dados no Cadastro Positivo;
- se você tem dívidas prescritas (após cinco anos), procure renegociar e quite-as;
- você pode possuir conta em vários bancos, mas use de forma consciente, caso contrário, isso trará mais problemas;
- não utilize limites de cartões ou cheque especial;
- não comprometa mais de 30% de sua renda com dívidas. Desconsidere no caso de financiamento imobiliário;
- evite sustar cheques;
- use produtos dos bancos, como cartão de crédito, investimentos, consórcios e financiamentos com consciência;
- nunca utilize serviços que prometem aumentar seu score, são golpes. Para os birôs de crédito, seu score precisa ter constância e não são levados em consideração aumentos momentâneos na pontuação;
- invista uma parte de seus recebimentos no seu futuro;
- caso já tenha sido negativado, o trabalho será mais árduo, pois é necessário um pouco mais de tempo para gerar um histórico positivo no mercado, que pode ser de até três anos, dependendo do valor da dívida;
- regra de ouro: pague suas contas sempre em dia e não adquira novos débitos além de suas condições de pagamento.
Um score bom é de interesse de todos. Para as empresas, ele é um sinal de que o cliente é um bom pagador. Para os consumidores, um score bom facilita a obtenção de crédito – e a materialização de seus sonhos.