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Todo empreendedor sabe que negociar talvez seja uma das atribuições mais difíceis da sua rotina. Afinal, em cada rodada de negócios ele precisa trabalhar o seu conhecimento a respeito da sua área de atuação, desenvolver bons argumentos e retórica, além, é claro, de pensar em estratégias e abordagens eficientes.

É justamente por isso que a fase de planejamento é indispensável antes de uma rodada de negócios. Nesse momento, o gestor tem a oportunidade de traçar todos os seus planos de ação, pensar em linhas argumentativas e antever qualquer tipo de necessidade que tenha durante essa fase tão importante.

Pensando nisso, resolvemos fazer um post especial ensinando os nossos leitores a se preparar para uma rodada de negócios! Confira a seguir.

Estabeleça um pitch

Um pitch nada mais é do que um esboço de toda a negociação. É como antever o momento, colocando tudo no papel. Aqui se define quem serão os players da rodada de negócios, o perfil deles, a melhor abordagem e linguagem que devem ser utilizadas e, principalmente, qual é o objetivo durante a negociação.

É uma preparação objetiva, já que ele define parâmetros importantes, mas também subjetiva, uma vez que ele aumenta a sua confiança. Assim, com um pitch bem definido, o gestor sabe exatamente como proceder durante todo processo.

Defina uma valuation equilibrada

Você conhece o valor da sua empresa? É claro que, antes de uma rodada de negócios, é fundamental descobri-lo. Acontece que a definição desse valor não pode surgir de um mero palpite. Valuation é o nome do processo que tem como objetivo estimar esse valor, com critérios mais objetivos.

Embora, sim, toda valuation envolva uma questão subjetiva, o fato é que o gestor deve sempre levantar dados que sustentem essa sua avaliação. Questões como o histórico de vendas da empresa, as movimentações do mercado e da economia, entre outros, sempre ajudam a basear uma avaliação mais convincente.

Conheça o seu negócio

A questão da valuation nos leva ao nosso próximo ponto: conheça o seu negócio! Em primeiro lugar, é preciso que você tenha dados relevantes a respeito da sua empresa. Nesse sentido, sistemas de gestão são indispensáveis, já que com eles você consegue monitorar todas as informações em tempo real, de forma fidedigna.

No entanto, o conhecimento a certa da empresa não para apenas nos dados: é preciso que você saiba, exatamente, onde ela quer chegar. Então, defina valores, a missão e a visão de negócios. Com isso em mente, com certeza você estará mais preparado para a rodada de negócios.

Prepare uma apresentação personalizada

Para encerrar, é importante mencionarmos a importância da personalização durante a sua apresentação. Estamos falando do material utilizado, que vai desde os envelopes entregues até mesmo os slides com marca d’água.

Embora sejam elementos meramente estéticos, podem fazer a diferença em uma rodada de negócios. Portanto, procure especialistas na área de comunicação e design para elaborar um bom material de apresentação.

Além disso, é claro, você mesmo deve ser apresentável, representando bem a sua empresa!

E aí, gostou do nosso post sobre rodada de negócios? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

ACP

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