Início de inverno é o período em que a população está mais propícia ao surgimento de doenças, especialmente em ambientes fechados como as organizações e em pessoas com pré-disposição a ter a imunidade mais baixa que o normal.
Sabemos que vários fatores para a imunidade são imutáveis, porém, é importante que os colaboradores contem com alguns cuidados que podem reduzir o risco de doenças.
Por que a imunidade baixa é um problema?
A imunidade baixa causa doenças frequentes, por isso, se você está se sentindo mais cansado que o normal ou vem apresentando infecções frequentes, pode ser que as células de defesa do seu corpo não estejam trabalhando corretamente.
Isso afeta a saúde, disposição e, claro, a produtividade, pois o organismo está frequentemente enfraquecido.
O que causa a imunidade baixa?
Primordialmente, o que mais causa a queda na imunidade é o stress, nada incomum em ambientes de trabalho. Mas existem outros fatores, que vamos ver a seguir:
- Sedentarismo
- Alimentação: a falta de nutrientes prejudica a produção de anticorpos e outras células de defesa;
- Fumar e beber em excesso;
- Sono: não ter um sono de qualidade também libera mais cortisol no organismo;
- Doenças: algumas enfermidades podem causar levar à queda na imunidade;
- TPM: o período que antecede a menstruação pode ser uma condição que baixa a imunidade da mulher naquele período;
- Tratamentos: algumas medicações, como imunossupressores, corticoides e quimioterapia, podem baixar a imunidade.
Os principais sinais de que o sistema imunológico não está funcionando corretamente são o cansaço excessivo, febre e calafrios com frequência, infecções recorrentes, entre outros.
A baixa imunidade afeta na produtividade devido à fraqueza e indisposição que ela ocasiona. Isso pode causar danos como maior taxa de absenteísmo e prejudicar trabalhos individuais ou em equipe, visto que o organismo não está em seu pleno funcionamento.
Como fortalecer o sistema imunológico
São várias as medidas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Alguns dependem apenas do colaborador, mas a empresa pode fornecer ou indicar meios por meio de ações educativas. Confira a seguir:
- Incentive a alimentação saudável
Uma alimentação saudável fornece todos os nutrientes necessários para que o organismo produza células de defesa. Além de oferecer refeições nutritivas (se for o caso), você pode disponibilizar acompanhamento nutricional e promover palestras e ações com nutricionistas. Assim, os funcionários podem entender a importância da alimentação na própria saúde.
- Apoie a prática de atividades físicas
A prática regular de atividades físicas também é muito importante, pois ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, incluindo, claro, o sistema imunológico. Apoie esse hábito fazendo campanhas de incentivo e, até mesmo, oferecendo convênio com academias.
- Incentive bons hábitos
Os bons hábitos de saúde, em geral, são a base para ter a imunidade fortalecida, conforme já mencionado. Evitar o estresse, dormir bem e abandonar os vícios são alguns deles.
Como os funcionários passam boa parte do tempo útil na empresa, esse pode ser o melhor lugar para falar sobre bons hábitos. Palestras, oficinas, mesas redondas e outras atividades podem ajudar na conscientização dos colaboradores.
- Incentive o acompanhamento médico
Todos deveriam realizar um check up anual. Um bom acompanhamento médico é capaz de prevenir e tratar a imunidade baixa além de inúmeras outras doenças, já que essa condição pode ser diagnosticada nas consultas de rotina.
A melhor opção é oferecer um bom plano de saúde aos funcionários, pois trata-se de uma medida importantíssima de incentivo a cuidar da saúde.
Conheça o Plano de Saúde Unimed em parceria com a ACP e confira as condições únicas para você e seu time de colaboradores!