Toda e qualquer empresa presente no mercado tem seus objetivos traçados com base em três parâmetros: satisfazer os clientes, vencer os seus concorrentes e ter sucesso em comercializar o seu produto ou serviço. Mas, para que a sua empresa se sobressaia em meio a grande competição, é preciso correr alguns riscos.
Um dos caminhos mais utilizados para aumentar as vendas é a concessão de crédito, mais conhecida como vendas a prazo. Essa atitude amplia os horizontes do seu negócio, mas o fato é que nenhuma empresa pode realizar esse tipo de transação sem conhecer os seus próprios consumidores, não é mesmo?
É por isso que você deve considerar fazer a análise de consultas veiculares antes de fechar um negócio desse tipo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!
Qual é a importância de fazer a análise de consultas veiculares?
Por mais que as consultas veiculares ofereçam diversas informações relevantes, tais como histórico de furto e roubo e registros de leilões públicos e privados, a informação mais valorosa que elas disponibilizam ao empresário é se o veículo tem dívidas abertas ou restrições a nível nacional.
Ao utilizar as consultas veiculares, o proprietário de um negócio pode analisar o histórico de pagamento do seu cliente e perceber o quão arriscado é conceder crédito a ele. Afinal de contas, uma pessoa que não consegue arcar com os compromissos financeiros de um carro dificilmente conseguirá arcar com outras dívidas.
Como fazer a análise de consultas veiculares?
Como previsto em lei, as informações a respeito dos débitos e alienação do veículo, obrigatoriamente, devem constar no histórico do veículo. Para fazer a checagem dessas informações, a maneira mais comum é consultar o site do Detran da sua região e inserir o CPF ou CNPJ informado pelo seu cliente.
Um outro detalhe importante a ser pesquisado nas consultas veiculares é verificar se existem pendências judiciais, principalmente de causas trabalhistas, em nome do proprietário do veículo. Caso existam, existe o risco real de o carro ser penhorado para execução da dívida.
Além disso, as consultas veiculares podem ser úteis em caso de clientes já inadimplentes. Você pode realizá-las para verificar se o carro do seu consumidor está avaliado dentro do valor da dívida e pegá-lo como quitação integral ou parcial da dívida.
Como essa análise pode ajudar o seu negócio?
A análise de crédito, em geral, precisa ser extremamente confiável. É por meio dela que a empresa conhece com precisão o histórico dos seus clientes antes de oferecer crédito.
Uma das vertentes da análise de crédito são as consultas veiculares, e elas podem se encaixar perfeitamente, dependendo do seu modelo de negócios. Com elas, será possível verificar a procedência e veracidade das informações fornecidas pelos seus clientes, analisar os seus respectivos históricos financeiros e determinar se eles têm condições financeiras de arcar com novas dívidas.
Além disso, em caso de clientes inadimplentes, ela pode ser uma ferramenta importante na recuperação de crédito e na redução da taxa de inadimplência da sua empresa. Portanto, se você ficou interessado no assunto, considere inserir as consultas veiculares fornecidas por empresas especializadas no seu negócio e usufruir dos seus benefícios.
O que achou do nosso artigo sobre análise de consultas veiculares? Gostou? Então, assine agora a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no nosso blog!