Conhecer bem os clientes é essencial para qualquer negócio, afinal, eles são o combustível para que a empresa possa sobreviver e crescer cada vez mais.
Nesse sentido, é preciso buscar as melhores práticas e recursos para dar a devida atenção a essa questão, que deve ser tratada com prioridade. Por isso, é importante saber o que é um CRM e como ele pode ajudar com esse desafio.
Você conhece esse conceito? Sabe como ele pode ajudar no relacionamento com o seu consumidor? Então, continue lendo este post que forneceremos mais detalhes sobre o assunto!
O que é um CRM?
Antes de mais nada, saiba que o CRM é um conceito que representa uma estratégia de negócio com foco no cliente. Em outras palavras, ele é um conjunto de ações com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.
Além desse conceito, o CRM também pode ser uma solução tecnológica, que é baseada nesse conceito, focada em realizar uma boa gestão de clientes e vendas no geral.
Como o CRM pode ser aplicado nos negócios?
O CRM pode ser aplicado no mundo dos negócios por meio de sistemas que fazem parte das soluções tecnológicas que comentamos no tópico anterior. Esses sistemas podem ser divididos em 2 tipos: de interação e de aquisição.
A lógica dessa divisão é simples: Se não tivermos conhecimento sobre o cliente, fica impossível interagir com ele de forma correta. Junto a isso, sem a interação não é possível captar dados para tratá-los e analisá-los para assim transformar em conhecimento sobre o cliente. Portanto, percebe-se que eles se complementam entre si.
Para que você possa entender melhor, podemos citar como exemplo de sistemas de interação as soluções de Call Center, os sistemas de frente de caixa e também aqueles que são usados por qualquer equipe comercial para registrar vendas, que são conhecidos como sistemas de “Força de Vendas”.
Já os sistemas de aquisição são soluções que têm o objetivo de analisar os dados coletados pelos sistemas de interação, de forma que as informações, após analisadas, possam ser apresentadas, auxiliando no processo de tomada de decisão do negócio.
Como o CRM ajuda no relacionamento entre empresa e clientes?
Sem dúvida o CRM torna essa relação muito mais eficiente e qualificada, trazendo resultados expressivos para o negócio. Vamos listar abaixo suas ações e benefícios que são focadas nessa questão:
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Possibilidade de segmentar clientes para planejar campanhas focadas em cada um desses segmentos;
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No caso das soluções de atendimento, é possível manter o histórico de interação do cliente com o negócio e medir a eficiência do suporte, por exemplo;
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Possibilidade de gerenciar os melhores contatos e oportunidades de negócios, além de analisar quais pontos do processo de vendas estão deficientes;
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Capacidade de automatizar tarefas operacionais de forma rápida, evitando qualquer tipo de trabalho que seja mais manual;
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Fornecimento de relatórios para auxiliar na otimização do processo de vendas e apoiar os gestores a tomar decisões;
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Entendimento completo da jornada do cliente, desde quando ele está nas primeiras etapas de reconhecimento do problema até tomar a sua decisão por adquirir o produto ou serviço da empresa;
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Fornece uma maior facilidade para que diversos colaboradores possam trabalhar em todas as etapas do processo de vendas, inclusive, se for preciso que haja a interação de áreas diferentes.
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