A internet se faz, a cada dia, mais presente na vida das pessoas em todo o mundo. Antes mesmo de conversar com um profissional ou de buscar um produto/serviço oferecido em lojas físicas, por exemplo, pesquisas são realizadas na web. Isso reforça a necessidade de as empresas terem uma boa presença online.
A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” faz todo o sentido quando o assunto é a existência de uma marca no ambiente digital. Por isso, empreendedores e profissionais que desejam ter lucros, alcançar mercados e fazer com que um negócio seja visto de maneira positiva, precisam investir em ações digitais.
Neste post, listamos cinco atividades que devem ser colocadas em prática para o sucesso online. Confira!
1. Trace uma estratégia
Planejamento e estratégia são necessários para que a empresa crie e desenvolva uma presença online vantajosa. Assim, entender quem é o público-alvo, em quais redes sociais ele está, qual a linguagem mais adequada, dentre outras informações complementares, é essencial para que os investimentos feitos tragam bons resultados.
Pensar também no desenvolvimento de um site e um blog é crucial para que a empresa tenha um ponto de fácil localização na web. Por meio de endereços fornecidos em todos os materiais de comunicação, além de estratégias de marketing digital, a empresa torna-se acessível para quem quiser encontrá-la ou para quem busca seu nicho de mercado.
2. Invista em SEO
Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é um conjunto de técnicas e ferramentas usadas otimizar sites e blogs para que eles alcancem melhores resultados nas ferramentas de busca online.
Por meio do uso de palavras-chave, links e ferramentas de automação, por exemplo, clientes e potenciais consumidores podem vir a encontrar a empresa em buscas realizadas na web — como no Google e Facebook.
Assim, investir nesse tipo de ação é fundamental para construir autoridade para a marca e fazer com que ela seja melhor apresentada nos mecanismos de busca.
3. Tenha um site responsivo
Cada vez mais usuários têm usado o celular para navegar na internet. De acordo com pesquisa realizada pela TCI Domicílios em 2017, a conexão realizada somente por smartphones é a mais comum no Brasil.
Você sabe como isso interfere na presença online de uma empresa? A questão é simples: quando um site não é responsivo, ou seja, não está adaptado para ser acessado em diversos formatos de tela, a navegabilidade torna-se comprometida, o que prejudica a reputação da marca.
4. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo
Oferecer conteúdo relevante para os clientes e potenciais consumidores de uma marca, respondendo a perguntas e oferecendo informações úteis, é uma estratégia de educação de mercado e de posicionamento como autoridade.
Quando uma empresa desenvolve um blog e oferece conteúdos de qualidade, com técnicas de SEO e de funil de vendas, ela passa a converter visitantes em propulsores da marca e em consumidores.
5. Tenha uma equipe profissional
Por mais que qualquer pessoa acesse às redes sociais e saiba escrever bem, ainda assim, se ela não tiver informações técnicas sobre o funcionamento do marketing digital e dos mecanismos de busca, todos os esforços para que a marca tenha presença online serão em vão.
Por isso, ter uma equipe profissional qualificada ou contar com uma consultoria para ajudar a pensar e a colocar em prática as estratégias se faz necessário para que os investimentos feitos tragam retornos positivos.
Desenvolver ações de marketing digital para ter uma boa presença online não é tão simples, como pode parecer à primeira vista, nem tão complicado que profissionais qualificados não sejam capazes de desenvolver. Para que os esforços sejam desdobrados em resultados efetivos, leia o nosso outro post e descubra quais fatores interferem na decisão de compra do consumidor.