Para ser possível crescer e realmente prosperar, toda e qualquer organização precisa atingir pelo menos um alvo: conquistar os clientes. Nesse sentido, é de fundamental importância entender o comportamento do consumidor, pois é isso que permite criar as ofertas irresistíveis, os produtos verdadeiramente desejados e os serviços que são mais apreciados pelo mercado.
Uma das principais razões pelo imenso sucesso de empresas como a Apple, por exemplo, é justamente esse entendimento. O problema, no entanto, é que o comportamento do consumidor vem mudando de forma cada vez mais frequente, exigindo que os empreendedores mantenham os olhos sempre abertos.
Neste artigo, mostraremos por que acompanhar essas mudanças é essencial para o futuro do seu negócio. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Confira!
O que é o comportamento do consumidor?
De acordo com Philip Kotler, o comportamento do consumidor deve ser analisado como o campo de estudo pelo qual as pessoas, os grupos e as corporações selecionam, adquirem, utilizam e desconsideram produtos e serviços, por exemplo.
Em linhas gerais, é como se comportam em relação aos processos que envolvem suas decisões de compra. Normalmente, iniciados com uma necessidade ou um desejo. Sob a visão do marketing, o comportamento do consumidor busca entender quais influências, hábitos e estímulos interferem nesse processo.
Quais são os fatores que o afetam?
É importante compreender que, independentemente dos diferentes comportamentos ao longo do tempo, há três fatores que estão sempre presentes: psicológicos, emocionais e sociais.
Os fatores psicológicos incluem a percepção de uma necessidade, a capacidade em captar uma informação e as prováveis atitudes perante uma oferta ou desejo. Os fatores emocionais se referem às particularidades do consumidor no que corresponde às suas tomadas de decisão: idade, antecedentes, cultura e gênero são aspectos inclusos neste contexto.
Os fatores sociais englobam questões coma a influência da família, do trabalho, dos amigos e grupos dos quais a pessoa participa. Para muitos, são eles que mais interferem no comportamento do consumidor, pois envolvem situação econômica, condições de vida e escolaridade.
O que leva o comportamento do consumidor a mudar?
É agora que veremos as mudanças de comportamento do consumidor. Nesse caso, preste atenção ao seguinte ponto: estamos nos referindo ao padrão de consumo geral e não aos fatores que afetam a decisão de compra.
Dito isso, vamos nos manter apenas no presente, afinal, o que foi passado não nos interessa mais. Portanto, o que leva o comportamento do consumidor a mudar nos dias de hoje é:
- a tecnologia;
- o fácil acesso às informações;
- a possibilidade de compra pela internet.
De maneira resumida, quando analisados em conjunto, esses aspectos fazem com que os compradores se tornem cada vez mais exigentes no que diz respeito à qualidade dos produtos e serviços (entendendo a diferença entre valor e preço), à comodidade, à agilidade e à praticidade da compra.
Por estarem mais informados, os compradores não aceitam qualquer coisa. Pelo contrário, eles sabem perfeitamente o que querem. E se ainda não dão tanta importância para uma experiência diferenciada, prepare-se, pois é exatamente essa a tendência de consumo para os próximos anos.
Tenha em mente que não acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor pode levar a empresa às ruínas. Por isso, esteja sempre atento e bem informado!
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