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Fundamental para dar aquele impulso a mais e alcançar o melhor resultado possível em relação às vendas no comércio, quando bem-feita, a campanha de final de ano pode resultar em excelentes números.

Todos já sabem que é no mês de dezembro que está a maior demanda não apenas para o setor varejista, mas também para boa parte dos prestadores de serviços, de diversos segmentos.

Os motivos são vários, incluindo o pagamento do 13º salário, que eleva o volume de dinheiro no mercado, e os fatores relacionados às festividades de Natal e Ano Novo. Em vista desse aumento na circulação de capital, nada mais justo do que planejar a sua campanha de final de ano com antecedência.

Neste artigo, mostraremos o que você deve considerar como parte desse planejamento. Continue a leitura e confira!

Observe o mercado

A primeira dica é observar o mercado. Nesse sentido, é preciso ter atenção aos seguintes itens.

  • qual o comportamento do seu público consumidor no que se refere às compras de final de ano (é importante compreender que a demanda por determinados tipos de produto não é afetada pelos festejos da época);

  • quais são as mercadorias mais procuradas (busque informações nos relatórios de venda dos anos anteriores e esteja atento às “febres” de consumo do momento);

  • o que os concorrentes costumam fazer nas suas campanhas (em que canais eles divulgam os seus produtos, a forma como trabalham os descontos etc).  

Aposte no poder do marketing

Como diz o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”! Ao planejar a sua campanha de final de ano, lembre-se do poder do marketing para a atração dos consumidores.

Nos dias de hoje, desenvolver uma boa estratégia de divulgação é uma tarefa um tanto quanto mais fácil. O que faz disso uma verdade são as redes sociais, que permitem alcançar um grande número de pessoas de forma simples, rápida e muito menos custosa se comparadas à publicidade nos meios tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas, por exemplo.

Vale ressaltar que além dessas vantagens, as mídias sociais (Facebook e Instagram são as principais) possibilitam segmentar o público de acordo com as suas próprias características, fazendo do marketing uma ferramenta ainda mais eficiente.  

Crie boas promoções

No planejamento da sua campanha de final de ano, boas promoções não podem faltar em hipótese alguma. Afinal, é justamente nos descontos e condições especiais que está o fator mais atrativo para a maioria dos consumidores.

Envolva a todos

É um erro muito comum achar que a campanha de final de ano envolve meramente a questão das vendas. Para que se tenha sucesso nessa época, todas as áreas do negócio devem ser envolvidas.

Os fornecedores terão disponíveis as mercadorias que precisarei ter na loja? O atendimento ao cliente precisará de mais funcionários ou não? Enfim, tudo isso deve fazer parte do seu planejamento; do contrário, dificuldades podem ocorrer.

Para concluir, é importante deixar claro que antes de estabelecer qualquer promoção, calcule as margens de lucro de modo a não prejudicar sua saúde financeira.  

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como planejar uma campanha de final de ano no comércio. Se quiser saber mais e deseja ficar por dentro de outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter agora mesmo!

ACP

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