Você sabe qual a importância das redes sociais da empresa? De acordo com uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC), 77% dos consumidores brasileiros são diretamente influenciados pelo o que encontram e ocorre nessas mídias.
O levantamento revelou que Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Google Plus desempenham um papel-chave no que se refere às decisões de compra, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.
Nesse cenário, 43% dos entrevistados disseram ter descoberto novas marcas por meio desses canais. Quer saber como utilizar as redes sociais da empresa para melhorar a imagem da sua marca e aumentar as vendas? Continue a leitura!
Por que as empresas precisam estar presentes nas redes sociais?
Sob uma visão geral, podemos dizer que ter presença nas redes sociais significa estar onde o seu público-alvo está! Entretanto, analisando essa questão de modo mais específico, as redes sociais da empresa são importantes por que:
- aumentam a visibilidade da sua marca no ambiente digital;
- contribuem para a geração de um tráfego qualificado;
- ajudam a desenvolver um relacionamento próximo com os clientes;
- contribuem para o aumento das vendas e o crescimento da organização.
Como isso ajuda no relacionamento com os clientes e nas vendas?
Ao estar presente nas redes sociais, você tem a oportunidade de estreitar as relações com os seus clientes e participar do dia a dia do seu público-alvo. Essa é uma excelente forma de conhecer as particularidades do consumidor, identificando seus hábitos, desejos, necessidades, opiniões e comportamentos.
Com essas informações, é possível descobrir quais características dos seus serviços ou produtos precisam ser otimizadas para atender as expectativas dos compradores. Além disso, o conhecimento obtido a partir delas pode ser utilizado para ajustar as suas estratégias de conteúdo, criando, assim sendo, um ambiente mais propício ao diálogo direto.
O que fazer para criar gerar um bom engajamento nas redes sociais da empresa?
O segredo para criar o bom engajamento do público nas redes sociais da empresa está na disseminação de conteúdos de qualidade e que consigam gerar o mínimo de curiosidade entre seus seguidores.
A recomendação, nesse sentido, consiste na criação de um conteúdo que seja original e relevante, não se atendo apenas às publicações promocionais nas quais se expõem produtos com o objetivo de apenas gerar vendas.
É importante dizer, ainda, que quando você publicar algum tipo de conteúdo, lembre-se de colocar uma chamada para ação (CTA) no final da postagem. A ideia com isso é fazer com que os consumidores realizem o que você deseja, seja um comentário (opinião), a marcação de um amigo, o compartilhamento da publicação etc.
Para concluir, não poderíamos nos esquecer de mencionar os cuidados que devem ser tomados ao utilizar as redes sociais da empresa. O que não se pode fazer, em hipótese alguma, é perder a cordialidade. Sempre responda os clientes da melhor maneira possível!
Tenha cuidado também com o conteúdo das publicações, evitando associá-lo com política, religião e qualquer outro tema polêmico que possa resultar em entendimentos desfavoráveis a sua marca.
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