Em momentos de instabilidade econômica, o número de clientes inadimplentes tende a aumentar. Com isso, as empresas buscam por estratégias de cobrança, a fim de reivindicar os valores devidos e reequilibrar o fluxo de caixa. Mas, como recuperar crédito sem prejudicar o relacionamento com o consumidor?
Aqui estão 4 boas maneiras de cobrar clientes devedores:
1. Lembre o cliente da dívida
A grande maioria dos consumidores devedores são honestos. Eles deixam de pagar suas dívidas porque estão enfrentando dificuldades financeiras ou por motivos pessoais. Muitas vezes eles simplesmente esquecem a data de vencimento de uma fatura e, quando menos esperam, estão com seus nomes registrados no SCPC.
Antes de recorrer ao Serviço de Central de Proteção ao Crédito, lembre o cliente da dívida. Esse lembrete pode ser enviado por SMS, e-mail ou carta, por exemplo. Caso necessário, retome contato por telefone.
Ao comunicar o débito, tome muito cuidado para que o cliente não se sinta ofendido. Uma cobrança mal feita pode prejudicar a imagem da sua empresa e, até mesmo, trazer danos financeiros.
2. Conte com um mediador
Em casos mais graves, o ideal é chamar o cliente inadimplente para uma sessão de mediação. Com árbitros imparciais e de confiança, ambas as partes podem chegar a um consenso no modo de pagamento.
Lembre-se de conhecer a real situação do devedor, assim você evita frustrações ao tentar negociar prazos e valores fora do alcance do cliente.
3. Conheça seus clientes
Conheça seus clientes para não perder boas oportunidades. Ao analisar o score, ou seja, a pontuação de crédito, você consegue saber quais clientes apresentam baixo ou baixíssimo risco.
A Boa Vista Serviços, entidade parceria da ACP, oferece o Cadastro Positivo, uma ferramenta que analisa todo o histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. Assim, você evita maus pagadores e agiliza as negociações.
Saiba como evitar clientes inadimplentes e recuperar crédito.
4. Terceirize a cobrança
Cobrar um cliente devedor não é tão simples quanto parece. Além de estabelecer uma régua de cobrança, você deve tomar todo o cuidado possível para não desfazer os laços construídos. Afinal, o cliente está inadimplente, isto é, sua condição é temporária. Assim que a situação for regularizada, esse mesmo consumidor pode voltar a adquirir seu produto.
Sendo assim, contratar um especialista em cobrança é uma boa alternativa. Como nós lidamos com isso o tempo todo, conhecemos as melhores estratégias para conseguir o seu dinheiro de volta.
Com o Registro no SCPC, nossos associados já recuperaram mais de R$1,5 bilhão no último ano. E o melhor: 51% dos clientes que entram no banco de dados do SCPC pagam seus débitos em até 30 dias. Será que você e sua equipe conseguiriam o mesmo resultado se fizessem tudo sozinhos?
Essa solução recupera o crédito que você não esperava mais receber de volta – e ainda libera tempo na sua agenda.