No ônibus, nos encontros com amigos e até no ambiente de trabalho: onde quer que estejam, as pessoas estão conectadas ao mundo digital com os seus smartphones. Essa realidade, inclusive, faz com que as empresas repensem suas estratégias, contemplando o máximo de usuários móveis possíveis em seus planos de ação.
Pode ter certeza de que as coisas mudaram radicalmente de uns tempos para cá. Para ajudá-lo a se habituar a essas modificações, resolvemos trazer este post mostrando os impactos da mobilidade no varejo. Além disso, vamos passar dicas sobre como se adaptar. Confira a seguir!
Os impactos da mobilidade no varejo
Sua empresa não concorre apenas com aquelas da sua região. Na verdade, o cliente pode estar no interior da sua loja e, ao mesmo tempo, estar conferindo os preços da concorrência. Em outras palavras, a mobilidade trouxe essa mescla entre mundo real e virtual, o que aumenta ainda mais a concorrência.
Além disso, os dispositivos móveis já são responsáveis, inclusive, por grande parte das compras realizadas no varejo. Por isso, as empresas precisam se adaptar e pensar tanto no seu ambiente físico quanto no ambiente virtual, que deve ser adaptado para esses dispositivos. Estar no mercado significa estar na palma da mão do seu cliente.
Como se preparar para a mobilidade
Não existe mais a possibilidade de ser um excluído digital no mercado atual. A empresa que pensa no futuro precisa se adaptar e preparar para as novas necessidades do consumidor, que é cada vez mais ativo nos dispositivos móveis. Como fazer isso? Algumas dicas simples podem ajudá-lo.
Crie sites responsivos
O site da empresa, bem como a landing page, devem ser responsivos para o cliente. Isso significa que, além de serem facilmente formatados para pequenas telas, eles devem ser bastante intuitivos, para facilitar a navegação não pelo mouse, mas pelo toque de tela. Assim, você certamente melhora os resultados na internet.
Invista em aplicativos
Quer facilitar a vida do seu cliente de vez e estimular as compras? Então, invista em aplicativos. Essa é uma excelente maneira para marcar presença certa no dispositivo da clientela. Esses aplicativos devem seguir a mesma regra dos sites: serem intuitivos, responsivos e práticos para o consumidor.
Desenvolva o marketing digital
Outra dica para melhorar os resultados no varejo com a mobilidade é investir no marketing digital. Afinal, mobilidade é sinônimo de conectividade. O cliente certamente usará ferramentas como os mecanismos de busca, o e-mail e as mídias sociais, de maneira mais comum. Marketing digital, mídias sociais e links patrocinados são estratégias válidas, nesse sentido.
Adote o e-commerce como estratégia
É claro que as lojas físicas ainda são uma excelente estratégia para melhorar os resultados, mas não podemos ignorar o potencial do e-commerce. Por isso, sua empresa deve criar um site de vendas ou, ao menos, participar de sites de compras, como os conhecidos e-marketplaces.
Em resumo, a mobilidade é, definitivamente, o novo paradigma a ser enfrentado pelo empreendedor. Afinal, a presença no mundo digital não é mais uma novidade, mas uma obrigação da empresa em um mundo cada vez mais conectado pelos dispositivos móveis. É uma forma de se manter competitivo nesse novo mercado!
Gostou do post? Então, que tal saber agora como fazer uma estratégia de venda multicanal?