Um dos problemas mais enfrentados pelos líderes da atualidade é conseguir aumentar o desempenho da sua equipe sem que, para isso, tenha que elevar os custos. Uma das formas de alcançar esse objetivo é apostando na gestão de pessoas.
O que é gestão de pessoas e qual a sua importância?
Na gestão de pessoas, em vez de gerir bens materiais, o administrador deverá gerir as pessoas que trabalham com ele. Isso é um grande desafio, já que os seres humanos pensam e agem de maneiras diferentes. Dentro desse departamento da empresa, são tratados assuntos relevantes, como o recrutamento de funcionários, a avaliação de desempenho, a análise dos cargos, entre outros do tipo.
A gestão de pessoas é essencialmente importante dentro da empresa, já que, quando tratamos de pessoas, estamos falando do coração da organização. É aqui que diversos conflitos internos são resolvidos, que bons funcionários passam a se destacar e que ocorre a criação de ferramentas para que haja um bom desenvolvimento humano.
Mas como colocar isso em prática e fazer a gestão dar certo? Nós listamos, abaixo, uma série de dicas simples para implementar no seu Departamento Pessoal.
Como melhorar a gestão de pessoas na minha empresa?
1. Seja um líder que inspira
Um líder se torna o exemplo que todos querem seguir. Ele faz com que todos os outros membros do grupo se sintam inseridos e importantes onde estão. O simples fato de dar as ordens não o torna respeitável, mas, sim, a admiração que as pessoas passam a ter por ele, pela pessoa que ele é.
Uma das formas de se tornar esse líder é sendo transparente com as pessoas que trabalham com você. Se coloque no lugar delas e pense no direcionamento que deseja dar a elas. Outro ponto importante é saber selecionar as pessoas de forma adequada e montar um time que veste a camisa da empresa.
2. Promova o desenvolvimento da equipe
Ao contrário do que a maioria pode pensar, não é apenas o dinheiro que motiva as pessoas. Segundo uma pesquisa realizada com os funcionários do Banco do Brasil, um dos fatores que mais contribuem para a motivação é a chance de crescimento profissional.
Uma das formas de oferecer isso ao seu funcionário é ofertando treinamentos. Dê a ele a possibilidade de frequentar cursos, aprimorar os conhecimentos que já tem e aprender novos. Caso a sua empresa não possa pagar pelo treinamento, associar-se com empresas que ofertem esse tipo de serviço pode fazer com que os cursos fiquem com um valor bem abaixo do praticado no mercado.
3. Ouça as pessoas
O ambiente de trabalho também precisa ser organizado pelo gestor para que tudo corra bem. Um funcionário insatisfeito, por exemplo, pode colocar diversas vendas por água abaixo. Além disso, os que estão na linha de frente e em contato direto com o cliente, todos os dias, podem oferecer informações valiosas.
Portanto, faça reuniões constantemente ou, quando perceber que algum funcionário não está tendo um bom desempenho, chame-o para uma conversa. Esteja aberto também para que ele possa ir até você sem receios.
4. Ofereça feedbacks
Oferecer feedbacks para a equipe é uma das formas de fazer a gestão de pessoas dar certo dentro da sua empresa. Afinal de contas, ela precisa saber se está no caminho certo, o que precisa ser modificado e o que precisa ser melhorado.
Tenha cuidado, porém, na hora de dar um feedback negativo. Seja discreto e, se possível, chame o funcionário e converse com ele em particular.
A gestão de pessoas é um setor dentro da empresa que precisa ser explorado e aproveitado ao máximo, pois é um dos ingredientes para o sucesso. Outro ponto importante nesse processo é estabelecer metas de vendas para que a equipe possa segui-las. Aprenda como fazer isso da maneira correta!