Datas comemorativas são ótimas oportunidades de venda! Nesses períodos, os consumidores estão mais dispostos a adquirir novos produtos. Os lojistas, por sua vez, aproveitam para atrair mais clientes oferecendo descontos, combos e diferentes opções de pagamento.
A competitividade aumenta – e muito! Afinal, quem vende bolsas passa a competir, também, com quem vende sapatos, que por sua vez compete até com quem vende chocolates! Todos os segmentos são impactados.
Portanto, sai na frente quem se organiza melhor e primeiro.
Veja como aproveitar as datas comemorativas para aumentar suas vendas!
Crie um senso de urgência
Promoções relâmpago, liquidações de última hora e descontos com condições limitadas têm um ótimo desempenho em datas comemorativas.
Em todas essas abordagens, o senso de urgência é despertado no consumidor, levando-o a acreditar que ele precisa comprar o produto antes que perca a oportunidade.
Aqui estão algumas ideias:
- Dias antes, anuncie que haverá uma promoção, deixando claro que os descontos oferecidos são por período limitado.
- A oferta também pode ser válida até que a loja atinja um determinado número de vendas.
- Chamadas como “promoção da semana” e “só até ____!“, despertam o interesse do público. Aposte nelas e em seus sinônimos para vender mais!
Tome cuidado na hora de criar promoções
Dê motivos para seus clientes celebrarem as datas comemorativas junto com você: Ofereça descontos e promoções incríveis!
Use a criatividade para chamar a atenção do público, mas tome cuidado para recalcular os preços sem afetar sua lucratividade. Oferte condições de pagamento viáveis para seu negócio. Parece óbvio, mas muitos varejistas ainda pecam nisso!
Outro ponto sensível é o estoque. Para evitar surpresas desagradáveis, calcule a demanda prevista e negocie com seus fornecedores antecipadamente.
Crie campanhas publicitárias instigantes
Não basta apenas aguardar a chegada das datas comemorativas e esperar que a sua loja venda mais sozinha! Elabore ações e campanhas publicitárias especiais para esses momentos.
Por exemplo, no Dia das Mães, você pode direcionar sua comunicação para um público mais abrangente e, no Dia das Crianças, apostar em uma linguagem mais lúdica.
Não se esqueça de criar estratégias de marketing que possam ser mensuradas. Assim, você saberá qual foi o retorno que elas lhe deram.
Personalize a loja
A vitrine e o interior da sua loja não podem passar despercebidos! Crie experiências sensoriais positivas para impactar a clientela e incentivá-la a consumir. Nesse contexto, enfeites, luzes, sons, texturas e, até mesmo, perfumes são bons artifícios.
Prepare-se
Como já dissemos, sua loja deve se preparar para atender a demanda prevista, do contrário, poderá frustrar a clientela.
Logo, organize não apenas o estoque, como também toda a infraestrutura do seu negócio, assim como os colaboradores. Sua equipe precisa saber como agir caso um aumento repentino de clientes e pedidos surja. Se for o caso, considere contratações temporárias.
Vale a pena, também, negociar previamente com os fornecedores para que todas as mercadorias sejam entregues dentro do prazo e nada fique em falta.
E você? O que faz para aproveitar as datas comemorativas e vender mais? Compartilhe suas dicas nos comentários.