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Uma boa proposta comercial é um chamariz para que um cliente decida contratar o serviço ou comprar o produto da sua empresa. Ela é, também, o resultado de todo o trabalho de prospecção do vendedor, após reuniões, conversas e muita pesquisa sobre o comprador atendido.

 

Mas não se engane: uma proposta mal estruturada e que não leve em consideração os objetivos e necessidades do seu cliente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da negociação!

 

Para te ajudar a escapar de algumas ciladas e aprimorar seu processo de vendas, reunimos as principais dicas e boas-práticas para gerar grandes oportunidades de negócio. Conheça mais a seguir!

 

 

7 dicas para fazer uma boa proposta comercial

 

Fazer uma boa proposta comercial para seus clientes – sejam eles empresas (B2B) ou consumidores finais (B2C) – requer uma abordagem estratégica e personalizada. Confira alguns pontos de atenção:

 

 

Conheça o seu público-alvo

Antes de fazer uma proposta comercial, é importante que você entenda as necessidades e os interesses do seu público-alvo. Pesquise o setor e as empresas que você está tentando alcançar e aprenda o máximo que puder sobre elas.

 

 

Foque nas necessidades do cliente

Uma boa proposta comercial deve se concentrar nas necessidades do cliente e como a sua empresa pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Certifique-se de que sua proposta seja clara e concisa, e enfatize os benefícios que o comprador terá ao escolher sua empresa.

 

 

Mostre sua expertise

Demonstre que você tem o conhecimento e a experiência necessários para fornecer os serviços ou produtos que o cliente precisa. Use números e estatísticas para dar suporte às suas propostas. Isso pode incluir resultados anteriores da sua empresa, estudos de caso ou pesquisas do setor.

 

 

Ofereça uma solução personalizada

Cada cliente tem necessidades específicas, portanto, é importante personalizar sua proposta comercial para cada um deles. Tente incluir soluções exclusivas que atendam às necessidades de maneira específica.

 

 

Faça uma apresentação visualmente atraente

Use gráficos, imagens e infográficos para tornar sua proposta mais visualmente atraente e fácil de ler. Isso pode ajudar a destacar as informações mais importantes e tornar sua proposta mais memorável.

 

 

Seja transparente

É importante ser transparente em sua proposta comercial. Certifique-se de que o cliente entenda o que está incluído e o que não está. Seja claro sobre os preços e os prazos de entrega, e esteja aberto para discutir qualquer dúvida que o prospect possa ter. Isso ajuda a construir confiança e pode aumentar a probabilidade de uma resposta positiva.

 

 

Seja proativo

Não espere que o cliente peça por mais informações ou por esclarecimentos. Seja proativo e ofereça todos os dados necessários para que ele possa tomar uma decisão informada.

Além disso, após enviar a proposta, faça um follow-up para garantir que o cliente a recebeu e para esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido. Isso mostra que você está comprometido em ajudá-lo e pode aumentar as chances de fechar o negócio.

 

 

 

Existe um “momento ideal” para enviar uma proposta comercial?

 

O momento ideal para apresentar uma proposta comercial depende do seu processo de vendas e do relacionamento com o cliente. Em geral, é recomendável apresentá-la quando o prospect já demonstrou interesse em seus produtos ou serviços e você já teve uma ou mais reuniões com ele para entender suas necessidades e apresentar sua solução.

 

Preste atenção aos sinais que o cliente dá, como perguntas específicas sobre preços, prazos ou recursos, ou comentários que indicam que ele está interessado em saber mais sobre sua solução. Além disso, certifique-se de que vocês concordem com o plano de ação antes de apresentar a proposta. Isso pode incluir etapas a seguir, prazos, responsabilidades e preços.

 

 

 

Proposta enviada, mas sem resposta. Como prosseguir na abordagem?

 

Quando um cliente não responde à sua proposta comercial, é importante ter em mente que isso não significa necessariamente que ele não esteja interessado. Pode ser que ele esteja ocupado ou tenha outras prioridades no momento.

 

Confira algumas formas de retomar a abordagem com o seu prospect:

 

1. Envie um lembrete amigável

Um simples lembrete pode ser o suficiente para chamar a atenção do cliente. Envie um e-mail ou faça uma ligação para lembrá-lo de que você enviou a proposta e perguntar se ele precisa de mais informações para tomar uma decisão.

 

 

2. Demonstre senso de urgência

Mostre ao comprador que há um prazo para tomar uma decisão e que o serviço ou a condição oferecida pode ficar indisponível se ele não agir rapidamente. Use a escassez como um gatilho mental para aumentar o interesse do cliente. No entanto, certifique-se de ser educado e respeitoso em todas as interações.

 

 

3. Personalize a mensagem

Personalize a mensagem de acompanhamento para que ela seja mais relevante para as necessidades específicas do cliente. Conecte-se emocionalmente, mostrando como seu serviço pode ajudá-lo a atingir seus objetivos e resolver seus problemas.

 

 

 

Hora de colocar em prática!

 

Como você pode observar, a proposta comercial é uma ferramenta essencial para o processo de vendas, pois ajuda a estabelecer a confiança e credibilidade com o cliente, além de fornecer informações importantes para que ele tome uma decisão de compra informada.

 

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Leia também:Funil de Vendas: o que é, como fazer e quais as etapas

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