Todo líder empresarial reconhece a importância de um bom planejamento estratégico. Mas, nem todo líder compreende o que é e como funciona a Inteligência de Mercado. Com essa ferramenta é possível coletar e avaliar dados para obter insights e, com isso, desenvolver planos de ação realmente eficientes.
Conheça as principais características da Inteligência de Mercado e o que avaliar antes de contratar esse serviço.
O que é Inteligência de Mercado?
A Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica. Trata-se de um estudo onde podemos analisar tendências, concorrentes, nichos, produtos, médias de preço, canais de vendas, faturamentos e fatias de mercado, por exemplo. Com essas informações, sua equipe comercial e de marketing poderá elaborar novas abordagens, aperfeiçoando o negócio.
Quais são as vantagens da Inteligência de Mercado?
Além de potencializar as suas estratégias comerciais e de marketing, a Inteligência de mercado oferece outros benefícios, são eles:
Facilidade nas tomadas de decisão:
Quando os dados coletados são de fontes confiáveis, eles não mentem. Como os estudos da Inteligência de Mercado são abrangentes e criteriosos, você terá uma boa base para tomar decisões.
Maior vantagem competitiva:
Há um antigo ditado chinês que diz: “alimentos e forragem devem anteceder tropas e cavalos“. Ou seja, antes de competir com seus concorrentes, você deve alimentar seu time, muni-lo de informações para, então, definir a melhor estratégia. Se você não compreende seu mercado, tampouco seus adversários, dificilmente vencerá a batalha.
Ganho de agilidade:
Compreendendo as movimentações do mercado, você poderá prevê-las e agir rapidamente para não ficar para trás. Se você sabe os preço médio praticado pela concorrência, saberá definir o valor de um novo produto. Se você conhece o seu marketshare, saberá onde abrir ou não novas unidades, por exemplo.
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O que avaliar antes de adquirir um serviço de Inteligência de Mercado?
Explicamos o que é e quais são suas principais vantagens dessa ferramenta. Agora, vamos compartilhar o que avaliar antes de contratar um serviço de Inteligência de Mercado. Vamos lá?
Confiança:
Alguém lhe indicou esse serviço ou você o encontrou por meio de pesquisas no Google? Qual é a reputação da empresa? Há quanto tempo ela atua no mercado? Que outras empresas ela já atendeu? Alguma delas é do mesmo ramo que o seu? Saber com quem você está lidando é fundamental para determinar se a instituição é confiável ou não.
Funcionalidades:
O serviço escolhido atende todas as necessidades que você precisa? A Inteligência de Mercado da ACP oferece 3 funcionalidades: Enriquecimento, Prospecção e Estudo de Mercado. Enquanto o Enriquecimento atualiza as informações da sua base de clientes (ativos ou não), a Prospecção oferta bases novas. Estas, poderão ser customizadas de acordo com sua necessidade. Já os Estudos de Mercado são indicados para as empresas que querem construir sua marca ou aumentar a sua visibilidade.
Qualidade:
Quais são as fontes das informações coletadas? As bases são oficiais? Atendem às normas vigentes? A Inteligência de Mercado da ACP reúne dados públicos da Receita, das Juntas Comerciais e do Ministério Público, entre outros. Além desses, também recolhe informações comportamentais e de bancos de negativação. Saiba mais.
Treinamento:
Sua equipe está preparada para analisar com os dados coletados? Se for preciso treiná-la, há orçamento disponível? Investir em estratégia e não saber como vender não vale à pena. Tenha certeza de que seu time tem todas as condições necessárias para trabalhar com as informações reunidas e recorra à treinamentos quando necessário.
Meios de acionamento:
Sua base de clientes foi renovada. E agora? Você precisa acioná-los com facilidade. E-mails e SMS são uma ótima opção. O serviço contratado oferece esse adicional? A Associação Comercial do Paraná sim.
Descubra como recuperar clientes inativos.
Assistência:
A pesquisa foi concluída, mas ficaram algumas dúvidas e você precisa de assistência. Um serviço de qualidade oferece consultorias para que você atinja seus objetivos. Contrate os serviços da ACP e conte com o apoio de nossos especialistas.
Custo x benefício:
Como saber se o valor investido trará os resultados que você precisa? Nossos consultores podem lhe ajudar a chegar numa resposta, estimando o que será necessário para potencializar seu investimento.
Empresas que investem em Inteligência de Mercado estão sempre à frente. Elas usam dados confiáveis para otimizar processos, aumentar a competitividade e se destacar. Conheça seu nicho, seus concorrentes, identifique o seu público. Com a Inteligência de Mercado da ACP suas estratégias são baseadas em fatos, e não em achismos.