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Todo empresário que se preze concorda que um atendimento de qualidade é um dos diferenciais em qualquer negócio. Essa frente, sozinha, já pode ser a responsável pela retenção de consumidores, o aumento nos índices de recompra e a melhoria nas vendas do estabelecimento.

Além disso, se o consumidor sai da sua empresa com a sensação de que foi mal atendido, ele provavelmente compartilhará essa má impressão com outras pessoas, o que pode ser bastante custoso para a sua reputação.

Para que você saiba como usar essa área a favor da sua credibilidade, apresentamos quatro dicas que podem transformar um atendimento comum em um serviço capaz de fidelizar clientes. Continue lendo e confira!

1. Treine os seus funcionários de forma contínua

Um atendimento diferenciado começa com colaboradores devidamente capacitados e alinhados aos objetivos e princípios da empresa. A receptividade da equipe e o conhecimento de cada funcionário atuam como o cartão de visitas do negócio e, mesmo que intuitivamente, os clientes sabem reconhecer essas qualidades.

Investir em treinamentos periódicos para os colaboradores, fazer um acompanhamento dos seus conhecimentos e certificar-se da sua capacidade de transmitir informações é primordial para garantir um ótimo atendimento. Por isso, não se esqueça que dar cursos, reciclagens e qualificação às suas equipes!

2. Conheça o seu público-alvo

É interessante entender que o atendimento de qualidade é aquele que vai ao encontro aos objetivos do cliente. Por isso, a melhor maneira de atendê-lo bem e oferecer as soluções certas é conhecer a fundo o seu público-alvo.

Quanto mais conhecimento seu negócio tiver sobre ele, mais efetiva será a sua investida na construção de um relacionamento e na fidelização dos consumidores. Então, avalie suas características, o que ele valoriza e as suas principais expectativas!

Com essas informações em mãos, você terá meios de direcionar o atendimento de forma mais otimizada. Você conseguirá, inclusive, alinhar a sua linguagem e abordagem ao estilo da persona, bem como descobrir os aspectos que são importantes para destacá-los a respeito dos seus produtos.

3. Saiba ouvir e seja paciente

Por mais capacitada e informada que a sua equipe seja, é fundamental prezar pela cordialidade e educação. Calma e bom preparo são pontos cruciais na hora de lidar com uma eventual reclamação, por exemplo.

Nesse sentido, oriente os seus colaboradores — especialmente os que ficam na linha de frente — a ter paciência no atendimento e a dar total atenção ao que o comprador está dizendo. Seu cliente certamente dará muito valor ao perceber que é ouvido e que suas dores são levadas em consideração.

4. Colha feedback no atendimento

Por fim, mas não menos importante, colher o feedback do cliente também ajuda muito a sua empresa a garantir a excelência no atendimento. Para isso, basta que, ao final de cada contato, o funcionário pergunte se ainda existe alguma dívida ou pendência, ou se todas as questões e requisitos do cliente foram solucionados.

Além disso, essa é uma boa oportunidade para pedir sugestões de como a empresa pode servi-los melhor. Posteriormente, tais informações podem ser utilizadas para ajustar os processos defeituosos, alinhar os produtos e serviços de acordo com o que a persona espera ou mesmo reforçar as estratégias elogiadas pelos clientes durante o contato!

Como você viu, não adianta ter o melhor produto do mundo dentro da sua loja se o seu modo de se relacionar com o comprador for questionável. Então, agora que você conhece essas dicas para ter um atendimento de qualidade, já pode se preparar para treinar seus funcionários e começar a transformar clientes esporádicos em verdadeiros apaixonados pela sua marca!

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ACP

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