Todo empreendedor acredita que a iniciativa é a principal arma da gestão. Embora estejam certos, muitos deles acabam limitando a forma de pensar. Isso porque, apesar da importância da força de vontade, o fato é que agir sem pensar é um dos maiores erros que podem ser cometidos por qualquer empresário. O resultado de uma gestão reativa, pautada na intuição, pode ser catastrófico.
Justamente por esse motivo, é que o monitoramento é uma das etapas mais importantes durante a gestão de empresas. Afinal, é nesse momento que temos a oportunidade de levantar os dados necessários para tomarmos decisões mais acuradas, que nos ajudam a enxergar com mais precisão a realidade interna e externa. E, nesse processo, os indicadores são indispensáveis.
Continue a leitura e conheça os principais indicadores de gestão para que você monitore a sua PME!
1. Ticket Médio
Nosso primeiro indicador de destaque é o ticket médio. O objetivo da métrica é descobrir qual foi o faturamento médio das suas vendas, o que pode ser útil tanto para avaliar o desempenho de cada vendedor de uma empresa quanto para avaliar o cenário completo, ou seja, o faturamento em cada negócio fechado.
Existe uma fórmula básica para chegarmos ao ticket médio:
Ticket médio = Receita total / número de vendas
2. Custo Fixo
Basicamente, os custos fixos são aqueles que não variam conforme o faturamento da empresa e, por esse motivo, devem ser avaliados com cautela para reduzirmos ao máximo. Estamos falando de questões como o pagamento de aluguel, o salário de profissionais, entre outras.
Diferentemente dos custos variáveis, que mudam de acordo com a variação do volume de vendas, o aumento dos custos fixos deve ser visto com maus olhos. Isso porque, enquanto o primeiro está ligado à produtividade, o segundo tem ligação apenas ao descontrole da gestão — na maioria dos casos.
3. Taxa de turnover
A rotatividade é um grande problema para uma organização, e isso inclui as PMEs. Afinal, na maioria dos casos, esse tipo de situação gera uma série de custos, que vão desde os ligados à contratação do novo profissional até os demissionais — isso sem falar na queda de produtividade.
É justamente por esse motivo que devemos acompanhar a taxa de turnover na empresa. Vamos acompanhar como realizar o cálculo?
Taxa de turnover = Número total de funcionários / funcionários desligados
4. Nível de endividamento
Muitos empresários se sentem satisfeitos ao perceberem o lucro nas suas organizações. Tenha cuidado para não cometer esse erro. O fato é que, embora a lucratividade seja importante, também devemos avaliar sempre o nível de endividamento.
Dos indicadores de gestão, provavelmente, esse é o mais ignorado. É muito importante sempre acompanharmos o nível de endividamento para evitar que a empresa acabe fechando as portas por conta dos juros e multas.
5. ROI
Um dos indicadores de gestão mais eficientes, o Return Of Investment, ou ROI, tem como principal objetivo estabelecer, por meio de um cálculo simples, a rentabilidade de cada investimento. Esse indicador é amplamente utilizado pelas empresas que buscam mensurar o retorno financeiro de uma aplicação.
O resultado do ROI é dado em percentual e é definido pela seguinte fórmula:
ROI = (retorno alcançado – investimento realizado) / investimento realizado x 100
A partir do cálculo desse indicador, você vai ser capaz de elucidar os resultados particulares de cada ação tomada e, dessa forma, compreender o que faz mais sentido para o seu negócio.
Com as informações geradas pelo ROI, você poderá definir os próximos passos com mais segurança e acerto. Assim, fica muito mais simples escolher quais áreas e aspectos da sua empresa merecem mais atenção.
6. Satisfação do cliente
Independentemente do porte, toda e qualquer empresa privada dificilmente sobreviverá, caso não gere lucro. Para isso, não existe outro caminho: a principal forma de produzir riqueza para o seu negócio é garantir clientes satisfeitos.
Portanto, o maior objetivo de uma empresa deve ser atrair e fidelizar bons clientes, de forma que ela consiga gerar lucro constantemente. Um dos indicadores para mensurar a satisfação dos clientes é o NPS, sigla em inglês para Net Promoter Score.
Essa métrica é calculada com base em uma simples pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para algum amigo ou familiar?”.
O objetivo do questionamento é claro e muito eficiente. Mensurar o nível de satisfação com os atuais serviços da sua empresa mostra o que está funcionando e onde existem falhas dentro do negócio.
Caso o resultado das respostas dos clientes varie entre 0 a 6, algo não está funcionando corretamente. Você não conseguiu gerar satisfação suficiente em seus consumidores e, além deles pararem de consumir o seu produto, eles não vão indicá-lo a ninguém. Quer coisa pior para uma empresa?
No sentido oposto, se a maioria das respostas ficarem entre 9 e 10, sua empresa está no caminho certo. Esses valores mostram que seus clientes estão extremamente satisfeitos e, além de estarem fidelizados, são propensos a divulgar a sua marca em troca de nada.
Na métrica, as respostas entre 7 e 8 são neutras.
7. Lucratividade
Como descrito acima, a principal finalidade de uma empresa é gerar lucro, caso contrário ela não sobreviverá à competição no mundo corporativo, independentemente do quão bom estejam os outros indicadores de gestão.
Por isso, mensurar a lucratividade é fundamental para avaliar a saúde e o rumo da sua organização. Para obter um indicador confiável, não basta apenas somar os valores das vendas realizadas. Isso só vai elucidar o faturamento da sua empresa naquele determinado período.
A lucratividade de um negócio consiste, basicamente, em um saldo positivo entre todos os valores recebidos e gastos.
Esse é um dos mais importantes indicadores de gestão. Portanto, se o resultado da conta for positivo, sua empresa está auferindo lucros e caminha para o sucesso. Caso contrário, será constatado prejuízo e você deverá encontrar maneiras de reverter esse quadro, seja reduzindo os custos, aumentando as vendas ou aprimorando o seu produto.
Como você pôde perceber, a gestão da sua PME pode ser bastante otimizada apenas ao acrescentar algumas métricas de avaliação de desempenho. Portanto, se você deseja alcançar o sucesso duradouro do seu negócio, não deixe de incluir os indicadores descritos neste artigo na gestão da sua empresa.
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