Já imaginou sair para pescar sem nenhuma ferramenta? Você pode até conseguir pegar um peixe com as mãos, mas precisará de muita técnica e tempo hábil para realizar essa proeza.
O mesmo acontece com a prospecção de clientes: sem as ferramentas adequadas, as chances de você perder boas oportunidades são grandes!
Uma planilha de prospecção reúne todas as informações sobre seus leads, desde os dados de contato até o estágio da negociação.
Atividades de follow-up também estão inclusas. Tudo fica ali, guardadinho, em ordem e do seu jeito.
Está sem tempo para montar a sua? Tudo bem! Nós lhe ajudamos nessa tarefa e oferecemos uma planilha gratuita para acompanhar as vendas.
Antes de passar o link para download, vamos explicar como usar uma planilha de prospecção. Assim, você aproveita ao máximo essa ferramenta. 😉
Como utilizar uma planilha de prospecção
Sabe como a maioria dos vendedores utiliza uma planilha de prospecção?
Nos primeiros meses, eles preenchem todos os dados com máximo de detalhes. Mas, conforme o tempo vai passando, alguns itens deixam de ser informados e, pouco a pouco, a planilha é esquecida.
O processo de captura de leads que, até então, era bem estruturado perde a sua forma.
E você sabe quais são as consequências disso, não sabe?
Perder o controle nos processos significa perder oportunidades de venda.
Afinal, você já não sabe mais em qual estágio o cliente X está e se ele possui ou não o fit desejado.
Portanto, tenha disciplina!
Utilize-a diariamente, mantendo as informações atualizadas para não desperdiçar seu trabalho duro.
Dicas de uso
Pensando no dia a dia do empreendedor paranaense, aqui estão algumas dicas para facilitar o uso da planilha de prospecção de leads:
- Mantenha disciplina: preencha a planilha todos os dias!
- Tenha clareza: evite abreviações e repetições. Adicione informações claras.
- Seja detalhista: adicione o máximo de informações sobre a negociação. Às vezes, uma informação que hoje parece irrelevante pode ser decisiva na hora de fechar contrato.
- Atualize as informações: assim que terminar uma reunião, anote suas impressões. Mantenha os contatos do lead e o estágio da negociação sempre atualizados.
- Use cores para marcar o status de um lead. Assim, fica mais fácil visualizar informações importantes.
- Faça o backup: tenha uma cópia do documento em seu Google Drive. Trabalhar em nuvem é a melhor maneira de manter seus arquivos seguros e sempre ao alcance.
- Proteja sua planilha: muitas vezes ela pode conter informações confidenciais. Portanto, tome cuidado na hora de compartilhar com seus colegas. Se achar necessário, proteja com uma senha.
- Gere relatórios: se você domina os recursos das planilhas poderá estudar estatísticas, criar gráficos e gerar relatórios interessantes sobre as suas prospecções.
Preenchendo a planilha
Muito bem! Agora vamos ao prato principal: o preenchimento da planilha de prospecção.
No nosso modelo, você encontrará 3 abas:
- Dados do contato
- Preparação
- Acompanhamento
Vamos ver o que cada uma delas contém?
Aba 1 – Dados do contato
Possui:
- Nome da empresa
- Nome do contato
- Telefone comercial
- Telefone celular
- Link do perfil da empresa ou do contato no Linkedin
- Link do perfil da empresa ou do contato no Facebook
- Perfil do lead
- Temperatura do lead
Talvez, você esteja se perguntando: “porque os links dos perfis do Linkedin e Facebook são importantes?”
Esses dois canais são ótimas ferramentas investigativas.
Isso mesmo! Nas redes sociais, pessoas e instituições costumam compartilhar seu dia a dia e dão pistas sobre suas preferências.
Fique de olho nos assuntos abordados e, no caso de pessoas físicas, hábitos de consumo, como locais frequentados.
Em “temperatura do lead”, medimos a probabilidade de fechar negócio. Quando o lead tem fit e potencial de compra, então ele é “muito quente”. A lógica é inversa para leads “frios” e “muito frios”.
Aba 2 – Preparação
Nessa parte reunimos todas as informações necessárias para você se preparar para as reuniões.
Você verá que definimos um quadro específico para marcar as dores do cliente, isto é, suas principais queixas e dificuldades.
Por exemplo: se numa conversa inicial você já percebeu que o preço é um requisito importante, anote isso para evitar frustrações futuras.
Escreva, também, quais argumentos você usará para conquistar o coração do cliente. Pode ser uma condição de pagamento especial, descontos, vendas casadas, diferenciais do produto. Tenha persuasão!
Aba 3 – Acompanhamento
Na última aba, temos o famoso follow-up, ou seja, o acompanhamento das tentativas de contato, reuniões agendadas e realizadas.
Essas informações são importantes para você perceber quanto tempo está dedicando para converter uma venda. Insights preciosos podem surgir nessa parte!
Lembre-se de escrever um resumo da conversa e siga as dicas lá de cima: clareza, riqueza de detalhes e disciplina.
Baixe sua planilha de prospecção de leads agora!
Sem mais delongas, preencha o formulário a seguir para baixar a sua mais nova planilha!
Aproveitando a conversa, o que acha de ler nosso e-book sobre prospecção de clientes? Nele você encontrará muitas dicas e técnicas de aquisição de leads.