Skip to main content

Com novas atualizações realizadas em 2024, a NR 01 passou a incluir riscos psicossociais como parte essencial do GRO. O que faz com que muitas empresas precisem se adequar às novas exigências.

Sua empresa já está se preparando para incluir a normativa nas suas atividades e processos de Recursos Humanos? Conheça a seguir o que é a NR-01 e dicas para se adaptar à nova legislação.

 

 

Sobre a NR 01

Para garantir, por lei, a proteção da segurança e saúde dos trabalhadores, a NR-01 estabelece disposições gerais, princípios e diretrizes aplicáveis a todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas e orienta a implementação dos demais requisitos das Normas Regulamentadoras.

De forma geral, a NR 01 busca assegurar e garantir a saúde mental e física dos trabalhadores no ambiente de trabalho através de políticas que visam a localização e fiscalização dos riscos ocupacionais, a fim de reduzir ou eliminar possíveis danos aos colaboradores.

Além disso, a NR 01 estipula como dever dos empregadores manter os trabalhadores cientes de tais riscos e das formas de prevenção adotadas, para que tenham consciência das consequências ao não seguir os procedimentos de prevenção. Fica como responsabilidade do empregador também, fornecer capacitação e orientação para o cumprimento da norma.

 

 

Obrigatoriedade de prevenir fatores de riscos psicossociais

Com as novas atualizações da NR 01 em 2024, vale citar a principal novidade: a inclusão dos riscos psicossociais como parte essencial do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). Logo, foi incluído como dever de todas as organizações identificar, avaliar e prevenir fatores de riscos psicossociais relacionado ao trabalho.
E para que as empresas consigam se adaptar, foi definido um prazo para a realização dessas adequações às novas exigências: com um período de adaptação iniciado em 26 de maio de 2025 que se estende por um ano para que as empresas não sejam autuadas, mas sim orientadas, até maio de 2026.

A partir disso, destacarmos a importância das empresas em implementar ou aprimorar medidas de proteção referentes a violência, assédio moral/sexual, a sobrecarga de trabalho e aos cuidados com a saúde mental é fundamental. Afinal de contas, são medidas que impactam diretamente na saúde dos colaboradores de qualquer organização.

 

 

Como se adaptar às novas exigências da NR-01?

Dentre os principais métodos de prevenção contra os riscos psicossociais que podem ser implementados ou aprimorados estão:

    • Monitorar e fortalecer a cultura organizacional, por meio de treinamentos contínuos, políticas estruturadas de feedback e canais internos de ouvidoria que incentivem a escuta ativa e segura.
    • Oferecer apoio psicológico e médico aos colaboradores, além de estimular a realização de exames de rotina para promover saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo. Nesse contexto, o Plano de Saúde Unimed, em parceria com a ACP, surge como uma excelente opção para ampliar o cuidado e o bem-estar dentro da empresa.
    • Mapear possíveis riscos e a partir disso reformular condições de trabalho, práticas culturais e relações internas, garantindo um ambiente mais saudável e equilibrado.
    • Além de fornecer, sempre reforçar o suporte oferecido relacionado à saúde e segurança, como convênio médico e seguro de vida, para que o colaborador se sinta protegido e valorizado. Para isso, o Plano de Saúde Unimed e o Seguro de Vida em Grupo Unimed em parceria com a ACP, representam ótimas alternativas de implementação.

 

 

Benefícios do cumprimento da NR-01

Ao seguir corretamente a NR 01, preserva-se o bem-estar e a saúde dos trabalhadores, fortalecendo também as relações interpessoais dentro e fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, evitam-se os casos de burnout, acidentes de trabalho, conflitos e a exposição a riscos psicossociais, contribuindo para um ambiente laboral mais saudável e seguro para todos.

Além disso, o cumprimento da NR 01 ajuda as empresas a reduzirem custos relacionados a afastamentos, ações trabalhistas e queda de produtividade decorrentes de problemas de saúde, inclusive aqueles associados aos riscos psicossociais.

Cuidar da saúde e da segurança dos colaboradores é cuidar do coração da organização, afinal, nenhuma empresa existe sem as pessoas que a fazem acontecer!

 

Se você gostou deste conteúdo, leia também:
Afinal, quais setores devem ofertar Seguro de Vida obrigatório aos colaboradores?

 

Referências:
Conselho Nacional do Ministério Público, SEBRAE Play, GOV.BR – Ministério do Trabalho e Emprego

 

Close Menu