Em todo o mundo, a indústria farmacêutica cresce cada vez mais. Esse é também um dos mercados que mais investem em inovação, a fim de desenvolver novas moléculas, medicamentos e pesquisas clínicas. Contudo, o setor também precisa se preocupar com a distribuição e o comércio, surgindo, então, a necessidade de estudos de mercado para indústria farmacêutica.
A pesquisa mercadológica identifica possíveis ameaças e oportunidades de negócio. É uma ferramenta muito importante para as equipes de marketing, vendas e financeira, pois facilitam a tomada de decisão.
Com um estudo de mercado, sua empresa terá uma visão real do público-alvo e da concorrência. Estratégicas, essas informações irão lhe ajudar a dar o próximo passo.
Indústria farmacêutica: um mercado em ascensão
Até 2023, a indústria farmacêutica mundial deve faturar mais de U$1,5 trilhão. A taxa anual de crescimento será entre 3% e 6% nos próximos 5 anos, segundo dados do mercado.
No Brasil, o cenário também é promissor. De acordo com a Interfarma, nosso país ocupa a 8ª posição no ranking global do setor. Em 2021, provavelmente ocuparemos o 5º lugar.
Os desafios da indústria farmacêutica
Assim como em outros setores, a indústria farmacêutica precisa de uma gestão eficiente para superar os desafios desse mercado. A alta do dólar, por exemplo, influencia diretamente na aquisição de insumos e custos de produção.
Cada vez mais, o setor farmacêutico precisa de processos eficientes a fim de manter a competitividade. Aliás, essa é a 2ª maior indústria que investe em inovação, perdendo apenas para o varejo. Esse é o ingrediente principal das agendas estratégias de 62% das empresas da área.
Mas, além do desenvolvimento de novas moléculas e medicamentos, esse mercado também precisa se preocupar com a distribuição e o comércio desses produtos. É aqui que surge a necessidade de um estudo de mercado para a indústria farmacêutica.
O que é um estudo de mercado?
O estudo de mercado é uma ferramenta estratégia, utilizada por médias e grandes empresas que pretendem expandir seu negócio. Os dados coletados nessa pesquisa são utilizados pelos gestores, pela equipe de vendas e de marketing, possibilitando a identificação de ameaças e oportunidades. Em suma, os estudos de mercado geram insights para facilitar a tomada de decisão.
Como fazer um estudo de mercado?
Um estudo de mercado é composto por 6 elementos:
1 – Segmentação: corresponde aos perfis de consumidores que você pretende “atacar”
2 – Público-alvo: o nicho com forte potencial de lucro
3 – Necessidades do público-alvo: o que ele precisa? Como seus produtos ou serviços podem atender essa demanda?
4 – Concorrência: qual é o tamanho dos seus concorrentes? O quanto eles faturam? Que soluções eles oferecem ao seu público-alvo?
5 – Barreiras de entrada: o que poderia impedir ou dificultar sua entrada no mercado?
6 – Regulamentações: quais leis ou normas técnicas seu negócio precisa seguir?
Também é importante pontuar a região que você pretende estudar, assim como o tipo de produto.
Para encontrar essas respostas, você poderá utilizar diferentes metodologias. Para compreender as necessidades do público-alvo, por exemplo, as entrevistas são uma boa opção.
Algumas dessas informações sua equipe consegue coletar sozinha. Outras, no entanto, existem um pouco mais de tempo e conhecimento das fontes certas.
Inteligência de Mercado ACP
A Inteligência de Mercado ACP possui 3 soluções:
- Listas de prospecção (ou listas de leads)
- Enriquecimento de dados (ideal para recuperar clientes inativos)
- Estudos de mercado
Nossos estudos de mercado são indicados para empresas que pretendem expandir seu negócio, abrindo ou não novas franquias.
Vamos explicar do que essa ferramenta é capaz no item a seguir. Mas antes, vale lembrar que todos os dados coletados em nossa pesquisa são de fontes públicas e confiáveis. Também analisamos bureaus de crédito para mapear comportamentos financeiros.
Case: estudo de mercado para indústria farmacêutica
Vamos compartilhar agora um case da ACP. A identidade da empresa associada será protegida. Ainda assim, você terá uma boa ideia do que a nossa ferramenta é capaz.
Estamos falando de uma das maiores atacadistas do setor no Brasil, interessado em expandir território no varejo.
Para essa instituição, nosso estudo de mercado para a indústria farmacêutica monitorou:
- Compras públicas
- Preços praticados pela concorrência
- O tamanho do mercado
- Repasses
- Canais de venda
- Farmácias populares (identificando quais lojas fazem parte do programa e se as mesmas estão de acordo com a lei)
Além disso, também entregamos bases completas de farmácias das principais capitais brasileiras.
Outro case interessante é de uma distribuidora do mesmo setor. Essa, por sua vez, deseja atuar no mercado público, isto é, nas instituições de saúde governamentais. Neste estudo, conseguimos monitorar:
- Dados da Secretaria do Tesouro Nacional, que atua como uma “contadora” do setor público
- Declarações de importações
- NFe de compras públicas
- Comportamentos de órgãos licitantes
- O quanto o mercado público comprou e o quanto pagou por isso
- O que foi comprado
Nosso estudo de mercado para indústria farmacêutica também relata:
- Tabela Anvisa
- Volume de vendas por patologia
- Por princípio ativo
- Vendas por EAN (presente em 80% das NFes)
- NCM
- Descrições de produtos
- Concorrência
- Volume de medicamentos doados ou oferecidos como brinde para órgãos públicos
- Cargas tributárias de medicamentos
- Compras realizadas pelo Ministério da Saúde (órgão público que mais compra medicamentos)
- Importações (inclusive inter company)
- Exportações
Todos esses dados podem ser coletados a nível nacional, estadual ou municipal. Lembrando que, por conta da Lei da Transparência, aprovada em 2011, temos acesso a todas essas informações.
Agora, se você e sua equipe decidissem coletar e analisar todos esses dados sozinhos, quanto tempo levariam?
Provavelmente algumas semanas.
Os estudos de mercado da ACP, além de completos, poupam tempo e trabalho. Com eles, você terá uma visão real do setor no qual atua, decidindo o próximo passo com mais segurança.