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Em todo o mundo, a indústria farmacêutica cresce cada vez mais. Esse é também um dos mercados que mais investem em inovação, a fim de desenvolver novas moléculas, medicamentos e pesquisas clínicas. Contudo, o setor também precisa se preocupar com a distribuição e o comércio, surgindo, então, a necessidade de estudos de mercado para indústria farmacêutica. 

A pesquisa mercadológica identifica possíveis ameaças e oportunidades de negócio. É uma ferramenta muito importante para as equipes de marketing, vendas e financeira, pois facilitam a tomada de decisão. 

Com um estudo de mercado, sua empresa terá uma visão real do público-alvo e da concorrência. Estratégicas, essas informações irão lhe ajudar a dar o próximo passo. 

 

Indústria farmacêutica: um mercado em ascensão

 

Até 2023, a indústria farmacêutica mundial deve faturar mais de U$1,5 trilhão. A taxa anual de crescimento será entre 3% e 6% nos próximos 5 anos, segundo dados do mercado. 

No Brasil, o cenário também é promissor. De acordo com a Interfarma, nosso país ocupa a 8ª posição no ranking global do setor. Em 2021, provavelmente ocuparemos o 5º lugar.

 

Os desafios da indústria farmacêutica

 

Assim como em outros setores, a indústria farmacêutica precisa de uma gestão eficiente para superar os desafios desse mercado. A alta do dólar, por exemplo, influencia diretamente na aquisição de insumos e custos de produção. 

Cada vez mais, o setor farmacêutico precisa de processos eficientes a fim de manter a competitividade. Aliás, essa é a 2ª maior indústria que investe em inovação, perdendo apenas para o varejo. Esse é o ingrediente principal das agendas estratégias de 62% das empresas da área. 

Mas, além do desenvolvimento de novas moléculas e medicamentos, esse mercado também precisa se preocupar com a distribuição e o comércio desses produtos. É aqui que surge a necessidade de um estudo de mercado para a indústria farmacêutica.

 

O que é um estudo de mercado?

 

O estudo de mercado é uma ferramenta estratégia, utilizada por médias e grandes empresas que pretendem expandir seu negócio. Os dados coletados nessa pesquisa são utilizados pelos gestores, pela equipe de vendas e de marketing, possibilitando a identificação de ameaças e oportunidades. Em suma, os estudos de mercado geram insights para facilitar a tomada de decisão. 

 

Como fazer um estudo de mercado?

 

Um estudo de mercado é composto por 6 elementos:

 

1 – Segmentação: corresponde aos perfis de consumidores que você pretende “atacar”

2 – Público-alvo: o nicho com forte potencial de lucro

3 – Necessidades do público-alvo: o que ele precisa? Como seus produtos ou serviços podem atender essa demanda?

4 – Concorrência: qual é o tamanho dos seus concorrentes? O quanto eles faturam? Que soluções eles oferecem ao seu público-alvo?

5 – Barreiras de entrada: o que poderia impedir ou dificultar sua entrada no mercado?

6 – Regulamentações: quais leis ou normas técnicas seu negócio precisa seguir? 

 

Também é importante pontuar a região que você pretende estudar, assim como o tipo de produto. 

Para encontrar essas respostas, você poderá utilizar diferentes metodologias. Para compreender as necessidades do público-alvo, por exemplo, as entrevistas são uma boa opção. 

Algumas dessas informações sua equipe consegue coletar sozinha. Outras, no entanto, existem um pouco mais de tempo e conhecimento das fontes certas.

 

Inteligência de Mercado ACP

 

A Inteligência de Mercado ACP possui 3 soluções:

  • Listas de prospecção (ou listas de leads)
  • Enriquecimento de dados (ideal para recuperar clientes inativos)
  • Estudos de mercado

 

Nossos estudos de mercado são indicados para empresas que pretendem expandir seu negócio, abrindo ou não novas franquias.

Vamos explicar do que essa ferramenta é capaz no item a seguir. Mas antes, vale lembrar que todos os dados coletados em nossa pesquisa são de fontes públicas e confiáveis. Também analisamos bureaus de crédito para mapear comportamentos financeiros. 

 

Case: estudo de mercado para indústria farmacêutica

 

Vamos compartilhar agora um case da ACP. A identidade da empresa associada será protegida. Ainda assim, você terá uma boa ideia do que a nossa ferramenta é capaz.

Estamos falando de uma das maiores atacadistas do setor no Brasil, interessado em expandir território no varejo. 

 

Para essa instituição, nosso estudo de mercado para a indústria farmacêutica monitorou:

 

  • Compras públicas
  • Preços praticados pela concorrência
  • O tamanho do mercado
  • Repasses
  • Canais de venda
  • Farmácias populares (identificando quais lojas fazem parte do programa e se as mesmas estão de acordo com a lei)

 

Além disso, também entregamos bases completas de farmácias das principais capitais brasileiras.

 

Outro case interessante é de uma distribuidora do mesmo setor. Essa, por sua vez, deseja atuar no mercado público, isto é, nas instituições de saúde governamentais. Neste estudo, conseguimos monitorar:

 

  • Dados da Secretaria do Tesouro Nacional, que atua como uma “contadora” do setor público
  • Declarações de importações
  • NFe de compras públicas
  • Comportamentos de órgãos licitantes
  • O quanto o mercado público comprou e o quanto pagou por isso
  • O que foi comprado

 

Nosso estudo de mercado para indústria farmacêutica também relata:

  • Tabela Anvisa
  • Volume de vendas por patologia
  • Por princípio ativo
  • Vendas por EAN (presente em 80% das NFes)
  • NCM
  • Descrições de produtos
  • Concorrência
  • Volume de medicamentos doados ou oferecidos como brinde para órgãos públicos
  • Cargas tributárias de medicamentos 
  • Compras realizadas pelo Ministério da Saúde (órgão público que mais compra medicamentos)
  • Importações (inclusive inter company)
  • Exportações

 

Todos esses dados podem ser coletados a nível nacional, estadual ou municipal. Lembrando que, por conta da Lei da Transparência, aprovada em 2011, temos acesso a todas essas informações. 

Agora, se você e sua equipe decidissem coletar e analisar todos esses dados sozinhos, quanto tempo levariam? 

Provavelmente algumas semanas.

Os estudos de mercado da ACP, além de completos, poupam tempo e trabalho. Com eles, você terá uma visão real do setor no qual atua, decidindo o próximo passo com mais segurança. 


ACP

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