Gerar leads e acompanhar os indicadores de vendas não é tarefa fácil. Some isso aos estudos de concorrência e você terá que dedicar uma boa parte do seu tempo apenas a essas atividades.
Será que não existe outra maneira de prospectar clientes e desenhar estratégias?
O que você procura se chama Inteligência de Mercado.
Novas dinâmicas comerciais
Se antes nós tínhamos processos lineares de vendas, hoje a dinâmica não é mais a mesma. No passado, tudo começava em uma fábrica. Os produtos eram desenvolvidos e, então, enviados aos atacadistas, que por sua vez distribuíam aos varejistas. Agora, o varejo compra direto com a indústria, o atacado vende no varejo e o eCommerce ganha cada vez mais força, extrapolando a antiga linearidade.
Ainda assim, muitas empresas são pegas de surpresa pelos seus concorrentes ou pelas novas demandas dos consumidores.Por que isso acontece?
Será que, antes do Uber ser lançado, as cooperativas de taxi não tinham a mínima ideia do poder dos aplicativos? E as indústrias? Será que elas estão preparadas para encurtar o caminho até o consumidor final?
O jogo mudou e vai continuar mudando. Sua empresa precisa estar preparada.
O que é Inteligência de Mercado?
A Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica que possibilita a coleta de um grande volume de dados para, com isso, embasar as ações das equipes de marketing e de vendas.
Com essa prática, sua empresa não apenas se tornará mais competitiva, como também muito mais ágil e produtiva. Afinal, você saberá exatamente qual caminho seguir.
E tem mais: empresas inteligentes antecipam tendências e se adaptam com mais facilidade às mudanças de mercado e de comportamento de consumo.
Como e quais dados são coletados?
A Inteligência de Mercado da ACP é composta por 3 produtos: enriquecimento cadastral, listas de prospecção e estudos de mercado.
Para gerar listas de prospecção e de enriquecimento recorremos aos dados dos bureaus de crédito, que contém informações de pessoas físicas e jurídicas. Com essas ferramentas, você poderá prospectar novos clientes ou retomar contato com aqueles que estão inativos ou inadimplentes, por exemplo.
Já os nossos estudos de mercado utilizam bancos de dados públicos como base. Ou seja, todas as informações contidas na Receita Federal, no IBGE, na Previdência Social, entre outros órgãos. Elas são obtidas graças à Lei da Transparência. Além disso, também analisamos operações com notas fiscais eletrônicas, pois esses documentos também são públicos.
Isso quer dizer que, ao contrário de outras instituições, nossos estudos de mercado não são realizados por amostragem. Nós trabalhamos com um volume realmente grande de dados, pois analisamos todo o universo.
“Ah, então eu posso espionar o meu concorrente e saber tudo sobre ele?”
Não é bem assim.
Nosso serviço é prestado de acordo com as normas vigentes. O Direito da Concorrência garante aos empresários sigilo sobre as suas informações comerciais. Ao realizar nossos estudos, não identificamos os players e apontamos os 10 principais do segmento.
Vender não é esperar do lado do telefone
Aqui nós temos um ponto muito importante quando o assunto é inteligência de mercado. Sua empresa precisa estar preparada para trabalhar com as informações obtidas.
O primeiro passo é identificar os objetivos. Antes mesmo de contratar esse serviço, a instituição precisa mapear suas necessidades. Um novo produto será lançado? Em qual região? Quem são os consumidores? E os concorrentes?
Depois, você precisa adotar uma plataforma para centralizar, organizar, atualizar e distribuir as informações obtidas, conectando todos os setores.
Por fim, o processo de vendas precisa ser muito bem estruturado. Vender não é comprar listas e aguardar ao lado do telefone. Vender também não é apenas oferecer produtos. Vender é conquistar a confiança e o respeito dos clientes. Portanto, utilize a Inteligência de Mercado como um meio para expandir sua área de atuação e conquistar novos públicos.
Entenda o que é e como realizar uma análise de dados.