A inadimplência é um assunto delicado, que requer bastante cuidado e atenção. Uma das missões da ACP é humanizar essa discussão dentro das empresas, tornando seus processos mais saudáveis. É por isso que criamos o Prêmio ACP – Sucesso em Recuperação de Crédito. Com esse reconhecimento, queremos prestigiar o trabalho de nossos associados e, principalmente, de seus colaboradores, que na maioria das vezes, atuam nos bastidores. 

Todas as empresas premiadas registram seus clientes inadimplentes no SCPC e utilizam outros produtos da nossa casa, entre eles envio de SMS e cartas NEJ. 

“As ações de recuperação do SCPC surtem um efeito prático, tanto é que, em 2018, surtiu mais de R$1,5 bilhão em recuperação. Este ano, provavelmente vamos estourar esse número”, afirma Rafael Antunes, superintendente comercial da ACP. 

Ao contrário do que muitos pensam, o registro no SCPC não traz resultados apenas para as pequenas empresas. Uma prova disso são as próprias ganhadoras do prêmio, que recuperaram mais de 20% de suas dívidas, no 1º semestre de 2019, utilizando a carta aviso. Entre as vencedoras encontramos empresas dos seguintes segmentos:

  • Varejo;
  • Atacado;
  • Serviços;
  • Distribuição;
  • Soluções de saúde;
  • Consórcios;
  • Cooperativas;
  • Instituições financeiras;
  • Instituições de ensino;
  • Mercado imobiliário.

 

O registro, porém, não é uma ação isolada. Queremos que as empresas utilizem essa ferramenta com inteligência. “Nosso trabalho é consultivo, pois auxiliamos nossos associados a construírem sua régua de cobrança, identificando onde faz mais sentido encaixar um registro ou uma NEJ, por exemplo”, explica Rafael Antunes. 

Conheça a segunda parte dos vencedores:

 

Dental Uni

Categoria: Cooperativas

Soluções utilizadas:  carta aviso SCPC

Total recuperado: 22,3%

 

Da esquerda para a direita: Gabriel Fonseca, Luis Humberto de Souza Daniel, Juliane Bertassoni, Gabriela Alberti, Roberto Fermiano Rodrigues Filho, Osni Monteiro e Dyego Duarte de Almeida.

 

Em 1984 surgiu a Dental Uni, uma Cooperativa Odontológica que, além de facilitar o acesso da população aos consultórios, fortalece o desenvolvimento dos profissionais da área. 

Como a missão da Dental Uni é unir as pessoas pelo sorriso, suas estratégias de cobrança não poderiam ser mais humanas. Em todo o processo, a instituição se preocupa em oferecer uma ótima experiência aos seus usuários. “O sentimento de felicidade é o que nós queremos transmitir ao nossos beneficiários. Por isso, mantemos uma boa relação com nossos clientes, renegociando sempre e oferecendo um financiamento em que eles possam pagar suas parcelas tranquilamente”, relata Luiz Humberto de Souza Daniel, presidente da Dental Uni.

Quanto ao prêmio, Luiz Humberto comenta: “Nossa parceria com a ACP é muito importante. Graças à ela conseguimos evoluir e conquistar esse prêmio. Sem ela nesse projeto, com certeza não teríamos esse resultado de recuperação. Isso é o que deixa a nossa cooperativa mais sólida, fazendo com que tenha a marca mais reconhecida. Nós queremos que nossos clientes reconheçam a Dental Uni como uma parceria e não como uma cobradora.” 

 

Paraíso

Categoria: Imobiliárias / Construtoras

Soluções utilizadas: Enriquecimento de base cadastral, consultas de crédito, carta aviso SCPC

Total recuperado: 90,2%

 

 

Após registrar seus clientes inadimplentes no SCPC, a Paraíso conseguiu recuperar mais de 90% das dívidas no 1º semestre de 2019. Esse resultado surpreendente é fruto da parceria com a ACP, que contribui para a facilidade e agilidade dos procedimentos de crédito e recuperação.

“Estamos com uma parceria bem bacana com a Associação Comercial do Paraná. Nossos processos melhoraram e sobra mais tempo para gastar com o que realmente precisa, e não para fazer o trabalho manual de consulta e de baixa”, comenta Claudia Mulinare, advogada da empresa. 

A Paraíso atua no mercado imobiliário desde 1978, implementando e comercializando loteamentos e condomínios em Curitiba e Região Metropolitana, assim como em Joinville, Araquari e São Francisco/SC. 

 

Gazin

Categoria: Consórcios

Soluções utilizadas:  carta aviso SCPC

Total recuperado: 69,8%

 

Da esquerda para a direita: Edmar Élder Alves Cavalcante, Simone Mobilia e Rodrigo Bim Cavalieri

 

Situada em Douradina/PR, o Consórcio Gazin iniciou suas atividades em 2004. De lá para cá, a empresa se manteve sempre atualizada, investindo continuamente em tecnologia, gestão da informação, desenvolvimento de produtos e treinamento de equipe. Seus processos de crédito e cobrança acompanharam o mesmo ritmo. No primeiro semestre desse ano, a instituição obteve um índice de recuperação de 69,8%. 

Simone Mobília, responsável pela cobrança jurídica, ficou emocionada ao receber o prêmio e comentou sobre sua experiência como associada ACP: “Nós do Consórcio Gazin, ficamos imensamente felizes com a premiação, principalmente no atual cenário econômico em que o país se encontra. Tal conquista somente foi possível, devido a parceria que temos com a ACP / BVS, que sempre nos apresentam ferramentas assertivas ao nosso mercado.Acompanhar diariamente e de perto todos os responsáveis pela recuperação, monitorando, conhecendo e rastreando nossa carteira tem sido a melhor forma de atingir tais resultados!”

 

Cooper Card

Categoria: Instituições financeiras / Cartões

 

Lucimar Rocha, gerente de cobrança da Cooper Cob, recebendo o prêmio Sucesso de Recuperação de Crédito.

 

Jeane Nogaroli Guioti, diretora presidente da Cooper Card

 

De Maringá, a Cooper Card nasceu dentro do varejo em 2003, operando como emissora e administradora de cartão de crédito co-branded. Hoje a instituição abrange todo o território nacional. Para Jeane Nogaroli Guioti, diretora presidente, o prêmio é uma prova de que a Cooper Card está no caminho certo. “Trabalhamos com foco na cobrança rápida e dando alternativas para que nossos clientes possam renegociar e quitar seus débitos, auxiliando assim na reabilitação de seu crédito, reduzindo o nosso índice de inadimplência. Tudo isso é muito bom! Especialmente porque quanto mais pessoas estiverem habilitadas ao crédito, mais rápida será a recuperação da nossa economia e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

 

Veja também: 

Prêmio ACP: Sucesso em Recuperação de Crédito – parte 1

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta