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Um dia focado em oferecer descontos, condições especiais e “mimos” para aqueles que fazem o seu negócio girar – os seus clientes! Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor 2022 é uma boa opção para fortalecer laços, atrair novos compradores e aumentar o faturamento do seu negócio.

Não à toa, o Dia do Consumidor já é considerado a “Black Friday” do primeiro semestre. E, assim, se consolida como uma das principais datas do varejo online nacional. A seguir, trazemos algumas dicas para você preparar sua loja para essa data especial!

Em números: o que esperar do Dia do Consumidor 2022?

Uma boa maneira de entender o potencial de datas comemorativas para o varejo é observando as estatísticas do ano anterior. E se você pretende investir nas vendas no Dia do Consumidor 2022, o otimismo pode sim te impulsionar!

Somente na primeira quinzena de março do ano passado, o faturamento em lojas virtuais foi de R$ 6,3 bilhões. Este valor foi 85% maior que o registrado no mesmo período em 2020

Apontamos, ainda, os principais segmentos buscados pelo consumidor na data: moda e acessórios (21%), eletrônicos e informática (18%), beleza (14%) e casa e construção (12%). Já o ticket médio registrado foi de R$ 447,50. Os dados são da All iN, empresa especializada em dados de comportamento e big-data.

Mas o que explica um aumento tão expressivo nas vendas? A resposta pode estar no cenário pandêmico que vivemos desde 2020!

 

“Revenge Buying”: Quando a compra se torna compensação

O conceito de “compras por vingança”, em tradução livre, ganhou os holofotes após o início da pandemia. Muitos consumidores buscaram, nas compras, formas de compensar suas rotinas restritivas – sem possibilidade de viajar, frequentar restaurantes ou lojas físicas diversas. 

Seja por necessidade ou simples indulgência, receber aquele produto desejado em casa se tornou uma forma de compensação. E, para o empreendedor, uma chance de se adaptar, buscando diferentes canais de atendimento para manter a clientela. 

     Leia também:Clube de assinaturas – Como aumentar as vendas recorrentes da sua empresa?

 

Aproveite este momento e aumente seu faturamento!

Vivemos um momento singular, de avanço no combate à pandemia e, aos poucos, de retomada da economia. Seja na loja física ou virtual, o Dia do Consumidor 2022 pode ser uma grande oportunidade de conquistar novos clientes. Ou, até mesmo, de recuperar aqueles que não compram com você a um tempo.

A seguir, te apresentamos 5 dicas essenciais para turbinar suas vendas no período:

1- Ofereça descontos atrativos

Pode parecer óbvio, mas oferecer descontos vantajosos aos clientes é o primeiro passo para aumentar as suas vendas!

Muitos consumidores aguardam datas como o Dia do Consumidor para adquirir um produto desejado. E, para isso, fazem pesquisas com antecedência na busca pelo melhor negócio. Ninguém gosta de se sentir enganado, certo?

De acordo com a sua estratégia comercial e financeira, procure oferecer descontos realmente significativos e oportunidades imperdíveis. Monte combos de produtos, ou ofereça descontos progressivos. Por exemplo: “Adquira um serviço e ganhe 20% de desconto em outro”, “Compre um produto e tenha 50% na segunda unidade”.

Assim, você chamará a atenção de mais clientes, em vendas presenciais ou virtuais!

 

2- Apresente seus principais produtos com benefícios

Seja qual for o seu ramo de atuação, com certeza alguns produtos ou serviços se destacam nas suas vendas. Que tal fazer um levantamento dos principais e oferecê-los com condições especiais? Pode ser por meio de descontos, frete grátis ou opções de pagamento diferenciadas.

Datas comerciais com grande apelo, como o Dia do Consumidor 2022, são ideais para apresentar sua marca a um novo cliente ou fidelizar antigos. Não deixe de dar destaque a seus produtos principais!

 

3- Divulgação é a chave do sucesso!

Não adianta oferecer descontos ou condições incríveis se o seu cliente não ficar sabendo, correto? Seja em lojas online ou físicas, a ampla divulgação é o que chamará a atenção do público para a seu negócio.

Invista em publicações em redes sociais, tarjas e cartazes na vitrine, envio de e-mail marketing ou uma mensagem simpática no WhatsApp. Assim você trará maior visibilidade à sua marca e poderá conquistar novos clientes. Lembre-se: assim como você, diversos empreendedores também aproveitarão a data para aumentar o faturamento!

          Leia também:Lucrando na internet: Como vender pelo WhatsApp

 

4- Invista em modalidades diversas de entrega

Se você navega por lojas online, provavelmente já se deparou com a possibilidade de realizar a compra em um site e retirar o produto na loja física de uma marca. Muitas vezes, essa opção resulta em frete grátis e pode ser muito vantajosa para o cliente.

Algumas modalidades de entrega que você poderá oferecer, de acordo com sua estrutura e equipe, são:

  • Compra online com entrega no mesmo dia, na casa do cliente.
  • Entrega via drive-thru ou retirada em loja: cliente escolhe os produtos online, mas passa na loja para recebê-los, sem cobrança de taxa de frete.
  • Venda e pagamento online, com entrega programada no melhor dia e horário para o cliente.

Outro ponto de atenção é oferecer suporte adequado caso o cliente precise trocar um produto. Deixe claras as condições necessárias e possibilidades. Por exemplo: o cliente poderá comprar online e realizar a troca em uma loja física, ou apenas devolver no estabelecimento e escolher outra opção no site. 

O importante é se comunicar claramente e estar atento aos direitos do seu consumidor!

 

5- Conquiste e fidelize clientes

Provavelmente muitos clientes chegarão até a sua empresa pela primeira vez no Dia do Consumidor. Ou talvez, por conta dos descontos e condições especiais, um consumidor antigo voltará a comprar um produto ou serviço com você. 

Para ambos os casos, a palavra de ordem é: valorize o cliente!

Ofereça um atendimento consultivo, que tire todas as dúvidas e apresente os benefícios do seu produto. E, acima de tudo, que seja compatível com as necessidades e expectativas do seu cliente. 

Outro ponto importante é cumprir prazos de entrega com rigor, e investir no processo de pós-vendas. Assim, você prestigia tanto novos consumidores quanto os antigos, fortalecendo o relacionamento com ambos.

          Leia mais:O que é Customer Success e como aplicá-lo em sua empresa?

 

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          Leia também:Quer aumentar sua carteira de clientes? Confira estas 5 dicas!

Referências: All iN, Blog Next, Rock Content.

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