Datas comemorativas sempre ofereceram grandes trunfos para as lojas do setor varejista, já que naturalmente são períodos que atraem mais consumidores, além de oferecerem possibilidades de atrair mais clientes por meio de promoções e estratégias especiais.

É muito comum que durante essas datas ocorra um considerável aumento na competitividade entre lojistas dos mais variados segmentos de atuação do varejo. Isso significa que não é aconselhável deixar tudo para a última hora, não é verdade?

Por isso, no artigo de hoje mostremos como você deve aproveitar as datas comemorativas para vender mais. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Crie um senso de urgência

Não é por coincidência que promoções relâmpago, liquidações de última hora e descontos com condições limitadas têm um ótimo desempenho de vendas em datas comemorativas.

O que acontece é que os estabelecimentos comerciais projetam um senso de urgência no consumidor, levando-o a acreditar que ele precisa adquirir o produto ou serviço em questão antes que perca a oportunidade.

Por exemplo, anuncie que haverá uma promoção com alguns dias de antecedência, deixando bem claro que os descontos durarão somente por um breve período, ou até que a loja atinja um determinado número de vendas. Dessa forma, muitos clientes comparecerão à sua empresa no dia preestabelecido para não perderem as promoções.

A dica é aproveitar as datas comemorativas para contextualizar esse tipo de estratégia de maneira mais eficiente.

Ofereça descontos e promoções irrecusáveis

Dê motivos para que seus compradores tenham o que celebrar nas datas comemorativas, oferecendo ótimos preços com descontos e promoções irrecusáveis.

Ao implementar estratégias que envolvem reduzir os preços de produtos ou serviços, com o intuito de lucrar na quantidade de vendas e prospectar novos clientes, é preciso ser criativo e, é claro, tomar muito cuidado para não afetar a sua lucratividade.

Calcule cuidadosamente a demanda prevista, negocie com seus fornecedores e ofereça condições de pagamento que sejam interessantes para os compradores e viáveis para o seu negócio.

Estruture campanhas publicitárias especiais

Não basta somente aguardar a chegada das datas comemorativas e esperar que sua loja automaticamente venda mais, é preciso elaborar ações e campanhas publicitárias especialmente desenvolvidas para esses períodos.

Por exemplo, no Dia das Mães você pode utilizar uma comunicação direcionada a um público mais abrangente, enquanto no Dia das Crianças a publicidade exige uma linguagem mais lúdica para chamar a atenção não somente dos pais, mas também de crianças pequenas.

Vale lembrar, ainda, que é muito importante criar estratégias de marketing que possam ser mensuradas por métricas de performance.

Personalize a loja adequadamente

Quem é que não gosta de andar nas ruas durante a época do Natal e ver casas, prédios e lojas decoradas com enfeites de temática natalina, não é verdade? Pois bem, em seu estabelecimento comercial não deve ser diferente.

Personalizar a sua loja de acordo com as datas comemorativas é uma forma de fazer com que seus clientes sejam incentivados a entrar no clima, além de criar uma experiência sensorial muito relevante, estimulando os sentidos de seus compradores.

Portanto, decore o seu estabelecimento conforme a data em questão. Lembrando que não basta apenas decorar, mas também colocar músicas temáticas e todo o tipo de elemento pertinente ao momento.

A ideia é oferecer uma experiência de consumo única e agradável aos seus clientes, além de aproveitar a ocasião para expor mercadorias específicas.

Prepare-se para a demanda

Sua empresa precisa estar preparada para a demanda prevista, caso contrário, não adiantará investir em estratégias de atração e fidelização de clientes para vender mais.

É muito importante preparar não somente o seu estoque, mas também a infraestrutura da loja e motivar os seus colaboradores para que possam lidar com o aumento “repentino” na demanda, muito comum em datas comemorativas.

Se for necessário, considere expandir a sua equipe com contratações temporárias. Vale a pena, também, negociar previamente com os seus fornecedores para que as suas mercadorias ou matérias-primas sejam entregues dentro do prazo e nada fique em falta.

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